Internações de crianças por síndromes respiratórias crescem em 5 estados

Os aumentos foram registrados no Amapá, no Espirito Santo, no Maranhão, em Sergipe e no Tocantins.

Vírus sincicial respiratório tem levado crianças a ficarem internadas no hospital | Ilustrativa/Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As internações de crianças por vírus sincicial respiratório (VSR) tiveram aumento significativo em 5 estados brasileiros. Os aumentos foram registrados no Amapá, no Espirito Santo, no Maranhão, em Sergipe e no Tocantins. É o que aponta o mais novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no início desta semana.  A análise se baseia nos dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), referentes à Semana Epidemiológica (SE) 12, período de 19 a 25 de março, coletados até o dia 27 de março. 

O vírus sincicial respiratório é um dos principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias, que pode afetar os brônquios e os pulmões. Na maior parte dos casos, ele é responsável por causar a bronquiolite aguda e a pneumonia.

O contágio ocorre, assim como outras síndromes respiratórias, pelo contato direto com as secreções eliminadas pela pessoa infectada durante tosse, espirro, fala e, até mesmo, pelo contato com superfícies e objetos contaminados (brinquedos e maçanetas de portas, por exemplo), já que o vírus consegue sobreviver por várias horas.

Precaução

Diante do atual cenário, o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, recomenda que, se a criança estiver com sinal de infecção respiratória, o ideal é não enviá-la para a escola ou creche. "Assim, podemos tentar frear a disseminação de vírus respiratórios em crianças". Gomes sublinha ainda que, até o hoje, o país registra um percentual muito grande de crianças que não foram vacinadas contra a Covid-19.

Ele destaca que a vacinação é importante para evitar casos mais graves. "Por isso, é importante que os responsáveis lembrem que, por mais que a Covid-19 afete com maior intensidade a população adulta, os pequenos não vacinados também correm um risco importante. Então, a melhor forma de proteger é tomar vacina e usar boas máscaras, especialmente, quem está com sinal de infecção respiratória ou quem vive com alguém que faz parte do grupo de risco", reforça.

Aumento de casos de Covid em adultos

O Boletim da Fiocruz também revela um aumento de internações por Covid-19 na população adulta, com risco muito maior para aqueles que em atraso com a vacinação ou que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a doença. Até o momento, esta tendência pode ser observada em 10 estados.

Segundo o levantamento, na Bahia, no Ceará, no Distrito Federal, no Mato Grosso do Sul, no Pará, no Paraná, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo, observa-se sinal de crescimento de Covid-19 em todas as faixas etárias.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES