Interpi faz consulta para doação de terras aos indígenas Kariri

Diretoria do Interpi fez, neste sábado, reunião virtual com lideranças do Povo Indígena Kariri

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a duração de duas horas, a reunião virtual do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e o Povo Indígena Kariri, ocorreu na manhã deste sábado (13). O objetivo é consultar as lideranças indígenas sobre a doação de terras para a comunidade. A Consulta Prévia é um instituto da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, chamada “OIT-169”, e que prevê a consulta por parte dos governos nos trâmites que envolvem povos e comunidades tradicionais. A destinação das terras se dá em cumprimento da recente Lei estadual nº 7.294, de 10 de dezembro de 2019.

Realizar a Consulta Prévia virtual foi uma decisão conjunta dos indígenas, em volta da sua associação, e do INTERPI, por meio da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais. “O INTERPI entendeu que não precisaria aguardar a pandemia terminar para seguir com o os procedimentos”, explica o Diretor Geral, Francisco Lucas Costa Veloso.

Há cerca de quinze dias, o meio virtual foi testado em uma “reunião de ensaio” para o dia da Consulta indicado pelos indígenas. Em meio à pandemia, a reunião virtual foi uma alternativa escolhida por consenso entre instituição e lideranças indígenas. A Consulta Prévia teve o propósito de explicitar os procedimentos de doação e titulação e de se conhecer a manifestação da comunidade indígena para a titulação. O resultado foi o consentimento da comunidade. A titulação vai beneficiar 30 famílias.

Arrecadação e destinação de terras públicas

Ainda em 2016, o INTERPI iniciou o processo de arrecadação das terras públicas na região do Município de Queimada Nova, no Estado do Piauí, onde é localizado o território da comunidade indígena. Com as terras tituladas em nome do estado, há a necessidade de ser iniciada a destinação das áreas para os indígenas, os quais pleiteiam há tempos a regularização fundiária do seu território. Junto ao INTERPI, o processo administrativo para a destinação abre com a ata da Consulta Prévia e se encerrará com a titulação coletiva de uma área de 2.114,6769 há em nome da associação indígena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES