Intervalo para criança trocar de máscara na escola tem de ser menor

Pediatra também reforça necessidade de medidas de higiene e alerta que pequenos só devem usar álcool gel com supervisão de adulto

as máscaras exigem cuidado maior quando utilizadas em ambiente escolar | freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recomendada para ser usada a partir dos 3 anos de idade — ou antes se a criança aceitar — as máscaras exigem cuidado maior quando utilizadas em ambiente escolar, alerta a médica pediatra Simone Paiva Laranjo Martins.

Segundo ela, quando se trata de jovens e adultos o tempo médio de uso da máscara é de três horas. "Mas no caso das crianças menores as máscaras têm de ser trocadas sempre que ficar úmidas e/ou suja, o que costuma ser mais frequente nesta faixa etária e explica a necessidade de troca a intervalos mais curtos".

Para Simone, o uso e a troca frequente de máscara é a forma mais efetiva de diminuir a transmissão da Covid-19 na escola, acompanhada das medidas de higiene recomendadas. A médica alerta, porém, que caso a criança não tolere o uso das máscaras antes dos seis anos de idade, não é necessário forçar.

A pediatra também falou sobre a preocupação dos pais com a retomada das aulas presenciais. "A volta às aulas trouxe para as famílias uma preocupação maior sobre a segurança das crianças ao retornarem à escola frente à pandemia".

A especialista ressalta que as famílias devem manter as crianças em casa enquanto for possível acompanhar o ano letivo por atividades curriculares online. Mas também afirma que, se observadas medidas adequadas de distanciamento social e higiene, não há problema na volta às aulas.

freepik

Para a doutora Simone Paiva Laranjo, quanto mais cedo as crianças forem acostumadas com as medidas de higiene será melhor. "A limpeza das mãos deve preferencialmente ser feita com água e sabão. O uso de álcool gel por crianças, entretanto, só pode ser adotado se supervisionado por um adulto".

A pediatra faz um alerta importante: se houver qualquer sintoma típico de um quadro infeccioso, é preciso afastar a criança da escola e procurar o serviço médico rapidamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES