Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Inthegra: Longas distâncias com um só bilhete

A reportagem do Meio Norte acompanhou o trajeto do Torquato Neto, na zona Sul de Teresina até a zona Leste, com um único bilhete. O trajeto durou uma hora.

Inthegra: Longas distâncias com um só bilhete
Viagem do Torquato Neto à Zona Leste | Reprodução MN
Compartilhe
Google Whatsapp

Egídio Brito
Para o Theresina


Grande parte da comunidade do Residencial Torquato Neto, na zona Sul de Teresina, usa o transporte coletivo e o sistema de integração para se locomover.

Crédito: Reprodução

A cada 15 minutos, um ônibus da linha alimentadora deixa o bairro e segue até um dos terminais de integração da zona Sul. A equipe de reportagem embarcou por volta de 10h10 da manhã, e no caminho, encontramos a dona de casa Flávia Costa. Por meio do sistema Inthegra, ela vai se deslocar até a zona Leste da cidade, usando apenas 1 bilhete eletrônico, assim como fazem outros passageiros, que diariamente usufruem do benefício.

Flávia Costa pegou o ônibus no Torquato Neto, às 10h10 | Crédito: Reprodução

“A partir do momento que o passageiro passa o cartão, começa a contar o tempo. Em duas horas e meia, ele pode fazer as integrações que, porventura, venha a precisar”, explica José Lopes, gerente de Tráfego da Strans. 

Pouco mais de 20 minutos de viagem, o ônibus que saiu do Torquato Neto chegou ao terminal de integração do bairro Bela Vista, e imediatamente a dona Flávia embarca em um outro ônibus, o chamado linha troncal. 

Flávia desembarcou no Terminal do Bela Vista e subiu em outro ônibus rumo ao Centro | Crédito: Reprodução

“A dona Flávia veio numa linha alimentadora, do Torquato Neto até o terminal do Bela Vista, e segue numa linha troncal até o centro da cidade. É bom salientar que não houve o desconto de outro crédito e não houve tanta demora para chegar ao terminal, mesmo com um trecho da BR comprometido por buracos”, ressalta o gerente de tráfego. 

Ao sair do terminal, o ônibus seguiu pela BR-316, e já no começo da Avenida Miguel Rosa, trafega livremente pelo corredor Sul, sem disputar espaço com outros veículos. 

Ao longo da Avenida Miguel Rosa, nas estações de transbordo, a condução desembarca e também recebe outros passageiros. A viagem segue, e durante o percurso, o gerente de engenharia e tráfego da Strans ouve críticas construtivas de algumas passageiras.

Crédito: Reprodução MN

“O ônibus que sai do terminal para o centro é bem rápido, mas o que sai do meu bairro demora muito a chegar no terminal”, reclamou dona Maria de Fátima, moradora do bairro Santo Antônio, também na zona Sul. 

José Lopes aproveitou para responder a crítica da passageira. “Essa linha que ela se referiu opera com apenas um carro, então é óbvio que o tempo de espera seja um pouco maior. No entanto, estamos planejando fazer a fusão de algumas linhas para que esse problema acabe”, respondeu o gerente de tráfego. 

José Lopes, da STRANS | Crédito: Reprodução

No centro de Teresina, dona Flávia, que embarcou no bairro Torquato Neto, seguiu em outra condução até a zona Leste de Teresina, mas sem ficar de fora da integração. 

“Acho muito bom ter o sistema de integração em Teresina. Antes, ao me deslocar para locais mais distantes, eu gastava bem mais, e hoje fazer economia é fundamental”, acrescentou a dona de casa

Crédito: Reprodução

Meta é diminuir tempo das viagens

De acordo com a Strans, a meta é fazer cada vez mais investimentos e adequações para que o sistema de integração atenda de forma satisfatória o usuário do transporte público. 

“Sabemos das dificuldades, mas estamos trabalhando diariamente, para que todo o investimento que já fizemos traga de vez as melhorias tão esperadas pelos nossos passageiros, conseguimos concluir a nossa viagem de hoje no tempo de exatamente 1 hora, do bairro Torquato Neto até o centro de Teresina, e a nossa meta é diminuir ainda mais o tempo das viagens para qualquer destino da cidade”, finalizou José Lopes, engenheiro de tráfego da STRANS. (E.B.)

Crédito: Reprodução


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×