Intolerância à Lactose: Veja como diagnosticar e tratar

Especialista dá dicas sobre a doença que acomete mais de 35% da população brasileira

Pessoas com esse distúrbio digestivo costumam ter sintomas | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Datafolha em 2017, 35% da população com idade acima de 16 anos (53 milhões de pessoas) possui dificuldades na digestão da lactose. O levantamento mostra que 1,5 milhão de pessoas no país sofrem com intolerância ao nutriente. Com um número alto sobre o distúrbio digestivo, faz-se necessário entender um pouco mais sobre a intolerância, diagnosticar e tratar da melhor forma.

A intolerância à lactose é normalmente conhecida como um carboidrato presente nos leites e derivados e apresenta um mecanismo de intolerância semelhante ao glúten. Em indivíduos saudáveis, após a chegada da lactose no intestino, ela sofre a ação da enzima lactase, quebrando essa molécula em duas: glicose e galactose, para assim, ser absorvida e desempenhar seu papel no organismo.

Em indivíduos que possuem a intolerância à lactose, ocorre uma baixa produção da enzima lactase, ou até mesmo a sua ausência. Em casos como esses, a molécula de lactose (lembrando: glicose + galactose), permanece intacta no nosso intestino, causando a drenagem ou absorção de água.

Pessoas com esse distúrbio digestivo costumam ter sintomas como: flatulência, distensão e dor abdominal, contribuindo para episódios de diarreia, náuseas e vômitos.

"O ideal é realizar alguns exames para diagnóstico, como: testes de intolerância à lactose (com a ingestão de doses de lactose, observando as reações que causam no indivíduo), teste de hidrogênio da respiração e teste de acidez nas fezes.", recomenda a nutricionista Aryane Emerick.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES