Inverno começa nesta terça (21); veja o que esperar da estação no Nordeste

Estação, que vai até 22 de setembro, é marcada pelo período menos chuvoso de Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste

mapa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O inverno começou oficialmente nesta terça-feira (21) às 06h14 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.

O início da estação é chamado de solstício de inverno – dia do ano com menos horas de luz do que qualquer outro no ano. Geralmente, ele ocorre em 22 de junho, mas pode ocorrer entre 21 e 23. 

Mapa mostra temperaturas mínimas no Brasil 

A estação termina em 22 de setembro às 22h04, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, explica que, de maneira geral, a partir de agora teremos a entrada de massas de ar mais frias e a permanência delas de forma mais efetiva no Centro-Sul do Brasil.

"Isso porque a gente começa a ter a migração do jato polar (a porta de entrada das massas de ar frio de origem polar) mais para o norte do país. Por isso, a gente tem mais condições de entrada dessas massas", diz.

O inverno é marcado pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste – enquanto as maiores quantidades de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul.

Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época, ocorre a diminuição da umidade relativa do ar, que favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais e de doenças respiratórias.

Nordeste

A previsão do Inmet indica chuvas acima da média para toda a faixa próxima ao litoral nordestino, por causa do fenômeno La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

As únicas exceções são o oeste da Bahia e o sul do Piauí e do Maranhão, onde as chuvas poderão ficar próximas da média. Diferentemente do litoral nordestino, essas regiões passam agora por seu período menos chuvoso.

"Essa primeira semana do inverno já vai ser marcada por muita chuva no Nordeste. E essa condição deve se estender pelo menos durante o início da estação. E já pelo mês de agosto teremos o enfraquecimento gradativo das instabilidades, mas ainda assim teremos previsão de bastante chuva. Por outro lado, o interior nordestino vai ficar bem seco", diz o meteorologista da Climatempo, Cesar Soares.

Já as temperaturas devem ficar próximas e acima da média em grande parte da região.

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias:

Teresina: mín. 24°C/máx. 32°C nesta terça (21); mín. 23°C/máx. 32°C na quarta (22).

Aracaju: mín. 23°C/máx. 28°C nesta terça (21); mín. 23°C/máx. 28°C na quarta (22).

Fortaleza: mín. 21°C/máx. 30°C nesta terça (21); mín. 21°C/máx. 30°C na quarta (22).

João Pessoa: mín. 23°C/máx. 30°C nesta terça (21); mín. 23°C/máx. 29°C na quarta (22).

Maceió: mín. 22°C/máx. 28°C nesta terça (21); mín. 22°C/máx. 27°C na quarta (22).

Natal: mín. 21°C/máx. 31°C nesta terça (21); mín. 22°C/máx. 30°C na quarta (22).

Recife: mín. 23°C/máx. 28°C nesta terça (21); mín. 22°C/máx. 27°C na quarta (22).

Salvador: mín. 22°C/máx. 28°C nesta terça (21); mín. 20°C/máx. 28°C na quarta (22).

São Luís: mín. 25°C/máx. 32°C nesta terça (21); mín. 24°C/máx. 32°C na quarta (22).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES