Investidores com mais de US$ 16 trilhões pedem ações contra queimadas

Grupo reúne 230 instituições e inclui fundos de pensão, bancos e fundos de investimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 200 investidores institucionais, que têm juntos US$ 16 trilhões em ativos sob gestão, incluindo a Amundi, maior gestora de recursos da Europa, pediram às empresas que implementem políticas contra o desmatamento em suas cadeias de fornecimento.

No comunicado , o grupo de 230 instituições - que reúne bancos como o BNP Paribas e grandes fundos de pensão, como o sistema de aposentadoria dos funcionários públicos da Califórnia - afirma que acompanhou com grande preocupação a "escalada da crise de desmatamento e queimadas no Brasil e na Bolívia".

E que, como investidores, visando os interesses de longo prazo de seus clientes, consideram crucial o papel desempenhado pelas florestas tropicais em evitar os efeitos das mudanças no clima e  proteger a biodiversidade do planeta.

A iniciativa, coordenada pelas organizações sem fins lucrativos PRI e Ceres, faz parte da crescente pressão internacional sobre o Brasil para lidar com o aumento dos incêndios na Floresta Amazônica.

“O desmatamento e a perda de biodiversidade não são apenas problemas ambientais”, disse, no comunicado, Jan Erik Saugestad, presidente da Storebrand Asset Management e um dos investidores. “Existem efeitos econômicos negativos significativos associados a essas questões e que representam um risco que nós, como investidores, não podemos ignorar.”

Os investidores pedem às empresas nas quais eles investem que apresentem uma política contra o desmatamento com compromissos claros que abranjam toda a sua cadeia de fornecimento.

Também pedem que as companhias estabeleçam um sistema de monitoramento para que os fornecedores cumpram essa política. Outra exigência é a divulgação de relatórios anuais sobre a exposição ao risco de desmatamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES