Investigação: mesquitas podem ter ligação com grupos extremistas

Gerald Darmanin, ministro do Interior da França, disse que alguns centros religiosos poderão ser fechados

Funeral de vítimas muçulmanas em mesquita de Nice, na França | Francois Mori/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo francês vai investigar, a partir desta quinta-feira (3), ao menos 76 mesquitas suspeitas de ter alguma ligação com grupos extremistas islâmicos, informou o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin.

"76 mesquitas são hoje suspeitas de separatismo", disse Darmanin em uma rede social. "Nos próximos dias, faremos batidas nestes locais religiosos. Se nossas suspeitas forem confirmadas, ordenarei o fechamento dos estabelecimentos." Informações do site G1

Funeral de vítimas muçulmanas em mesquita de Nice, na França

A medida é uma resposta aos recentes casos de terrorismo no país, como a decapitação do professor Samuel Paty, morto após mostrar caricatura de Maomé em uma aula de liberdade de expressão ou o atentado à catedral de Nice, que deixou três mortos – entre eles, uma brasileira.

Em entrevista à rádio RTL, o ministro Darmanin ponderou que não há uma "radicalização generalizada", e que as 76 mesquitas investigadas não representam a maioria dos templos religiosos para os muçulmanos no país.

"Existem 2,6 mil locais de culto muçulmanos na França", disse Darmanin. "Quando vemos 76 de 2,6 mil, estamos longe do que chamamos de uma radicalização generalizada, mas há lugares às vezes muito concentrados, na verdade, locais de culto que são abertamente antirrepublicanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES