mais

Investimentos melhoram a vida da população em Belém do Piauí

A cidade em desenvolvimento está recebendo investimentos em energia elétrica

Há quase 400 km de Teresina, o município de Belém do Piauí, localizado no Centro-Sul do estado, foi a porta de entrada dos evangélicos no Piauí. “Somos uma cidade histórica. Foi onde iniciou-se o evangelho. Tivemos o templo mais antigo. Não existiam crentes em cidades próximas, como em Padre Marcos ou Jaicós, aqui chegaram os pioneiros do Ceará”, explica José Cleivan, pastor evangélico do município.

Em um Estado onde o catolicismo é a maioria, uma cidade onde a maioria dos templos religiosos é evangélico e há apenas uma Igreja Católica, é algo diferente do habitual. E outro fato bem curioso é o cemitério, que é conhecido como Cemitério dos Crentes, que foi instalado ao lado da primeira Igreja da Assembleia de Deus, fundada em 1954. “O cemitério foi construído na década de 80. Aqui antigamente chamava Fazenda Boa Esperança. Não havia nenhum aqui na região”, explica José Granja Dias, obreiro da igreja.

Belém do Piauí recebe grande investimento em energia elétricaBelém do Piauí recebe grande investimento em energia elétrica

E as curiosidades da cidade não acabam por aí. Assalto e roubo, os moradores afirmam que só ouvem falar na televisão. Os índices de criminalidade são baixíssimos. “Aqui a gente pode dormir com as portas e janelas abertas. Você pode deixar uma moto com a chave no contato no meio da rua”, revela Marcondes Sousa, comerciante.

Na economia, a cidade vive da produção agropecuária. A apicultura tem ganhado destaque trazendo renda e desenvolvimento. “A qualidade de vida melhorou muito. O quilo de mel está custando mais de R$15, e exportamos para várias regiões do mundo”, aponta Luís José, presidente da Associação dos Apicultores de Belém do Piauí.

Apesar de ser uma cidade pequena, Belém do Piauí esconde belezas naturais, como uma região conhecida como Furna. O local recebe muitas visitas no período das chuvas. “Era um local de retiro do Padre Marcos de Araújo Costa, que exercia atividades educacionais na cidade de Padre Marcos, Jaicós e Oeiras. Aqui ele escolheu para descansar, dado a beleza natural”, conta Edson Ribeiro, secretário municipal de Turismo da cidade.

Uma cidade em pleno desenvolvimento precisa de um abastecimento elétrico de qualidade. A infraestrutura precisa acompanhar o crescimento da população. Por isso, a Equatorial Piauí está fazendo investimentos necessários. “Estamos refazendo conexões e fazendo manutenção, além de conscientizar as pessoas sobre a redução do consumo. Trocamos lâmpadas e sorteamos geladeiras, trocando as antigas que consomem muito por novas”, explica Khalil Belo, executivo de recuperação.

Uma das beneficiadas é Marcilene Maria, agricultora de Belém do Piauí. Ela teve todas as lâmpadas de casa trocadas e ganhou uma geladeira novinha. A família também é beneficiada pela tarifa social. “Estou muito feliz, graças a Deus. Eu esperava muito que fosse dar certo e deu! A minha tinha mais de 15 anos”, explica.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail