Ipea: Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos

A falta de experiência e o fato de não serem responsáveis por uma família contribui para as demissões desse grupo

| Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo análises do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o mercado de trabalho vem se configurado como um ambiente diícil de se lidar para a população entre 18 e 24 anos. De acordo com o Ipea, os jovens vem enfrentando mais dificuldades para conseguir trabalho e, quando empregados, estão mais vulneráveis a serem demitidos.

“A probabilidade de o jovem estando desempregado conseguir emprego é menor do que os outros trabalhadores. E uma vez empregado, a probabilidade de ele ser demitido é muito maior do que a dos outros trabalhadores. É uma conjuntura muito ruim para os jovens”, analisa a diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras.

Entre as pessoas de 18 a 24 anos, houve retração de 1,3% na taxa de ocupação no trimestre móvel Fernando Frazão/Agência Brasil

Carta de Conjuntura publicada pelo instituto nesta nessa quarta-feira (20), verifica que o crescimento da população que possui um emprego perdeu ritmo ao longo do último ano. O estudo é feito com base nos dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado e janeiro deste ano, a taxa de crescimento da ocupação (trabalho formal ou informal) foi de 0,9%. No entanto, ao se analisar essa taxa dentro do público de 18 a 24 anos, verificou-se que ocorreu um processo inverso, sendo registrada uma retração de 1,3%.

Andreia Lameiras fala que os jovens são mais penalizados porque têm menor experiência profissional e podem demandar mais treinamento para ingressar no mercado de forma positiva. “Quando a economia está em crise, e uma empresa vai dispensar trabalhadores, ela acaba por afastar aqueles que julga que a saída irá impactar menos na produtividade”. Além disso, “sempre pesa o fato de que os mais jovens não são chefes de família”, lembrou a diretora.

Lameiras ressalta que mesmo no ambiente do mercado informal e no trabalho por conta própria, os jovens desempregados têm mais dificuldades de se firmar. Assim, agrava-se a possibilidade de que desistam de procurar trabalho, mantenham-se como dependentes, e ingressem no contingente de “desalentados”. Em janeiro, a taxa de pessoas desalentadas, considerando todas as faixas etárias, teve alta de 6,7% na comparação com 2018.

A nota do Instituto acrescenta que a diminuição da ocupação para jovens em uma realidade onde o mercado de trabalho vem se recuperando lentamente da crise com a qual sofreu, “vem gerando aumento no número de domicílios que declararam não possuir renda de trabalho”.

De acordo com o Ipea, a Pnad do IBGE registrou cerca de 16 milhões de casas sem renda proveniente do trabalho no último trimestre de 2018, “o que equivale a 22,2% das quase 72 milhões de residências no país”. No mesmo período de 2017, a proporção era de 21,5%. Antes da recessão [final de 2013], o percentual era de 18,6%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES