IPVA 2020 deve ser quitado nos três primeiros meses do ano no Piauí

Cota única com 15% de desconto pode ser paga até dia 31 de janeiro. Quem optar pelo pagamento em 3 cotas não terá direito ao desconto.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já está em vigor o  novo calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Piauí. Para 2020, o imposto, que antes era pago de acordo com o final da placa do veículo, agora vence no mês de março para todos os contribuintes. O estado adotou a unificação do pagamento no início do ano.

CRÉDITO// Raíssa Morais

A medida está amparada na Lei nº 7192, de 29 de março de 2019, e regulamentada no decreto 18.461, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 30 de agosto. Até o ano passado, a quitação era feita de acordo com o final da placa do carro.

Arão Lobão, diretor-geral do Detran-PI, comenta sobre os descontos. "Por decisão legal, o IPVA agora está desvinculado do final da placa. Com desconto de 15% se for pago em janeiro, 10% se for pago em fevereiro e 5% em março, podendo ainda, no valor integral, ser parcelado em três meses: março, abril e maio", disse.

O parcelamento pode ser feito em até 3 vezes, com desconto de 15% para pagamento em cota única para janeiro. A partir disso, o imposto sobre veículos automotivos passa a vencer no mês de março para todos os contribuintes. Quem optar por pagar em fevereiro terá um desconto de 10%, e em março, 5%.

Diante das novas normas, o contribuinte pode, se preferir, antecipar o pagamento da cota única para os meses de janeiro e fevereiro. Quem realizar o pagamento no primeiro mês do ano terá um desconto de 15%. Em fevereiro o abatimento na cota única será de 10%. Quem quiser deixar para pagar só em março a cota única, o desconto será de 5%.

Seguindo as regras do calendário, o pagamento do IPVA em três cotas só pode ser feito a partir de março. A primeira cota vence no dia 31, último dia útil de março. As seguintes no dia 30 de abril e 29 de maio. Quem optar pelo pagamento em três cotas não terá direito ao desconto.

CRÉDITO// Raíssa Morais

Arão Lobão esclarece a situação dos veículos não licenciados e licenciados. "O veículo que teve licenciamento em outubro de 2019 continua licenciando até outubro de 2020. Entretanto, se o proprietário não pagou o IPVA em março, para licenciar o veículo, tem que pagar acrescido de juros e multas por atraso", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES