Isolamento social em Teresina cresce e chega a 61% no domingo, diz PMT

Os índices ainda figuram abaixo de 73%, percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus em Teresina, de acordo com especialistas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A capital apresentou melhoras nos índices de isolamento social na cidade como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. No domingo, o percentual de teresinenses em casa chegou a 61 %, um crescimento positivo diante dos demais dias que oscilaram. No sábado, por exemplo, foi registrado 51% de isolamento, e na sexta-feira, feriado antecipado do aniversário de Teresina, chegou a 56%.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade.

Reprodução/ PMT

“O sistema é baseado no georeferenciamento de aparelhos de celular ligados por toda a cidade. Ele considera uma quebra de isolamento social quando a pessoa se afasta mais de 450 metros da sua residência. Analisando os gráficos observamos o comportamento das pessoas. O sistema divide a cidade e identifica as regiões onde há uma maior quebra de isolamento”, explica o presidente da Prodater, Eduardo Aguiar.

No domingo, as regiões que mais descumpriram o isolamento social foram Gurupi, na zona sudeste; Santo Antonio, na zona sul; Cabral e Ilhotas, na região centro-norte; Ininga, na zona leste; Angelim, na zona sul; Itararé, na zona sudeste; e Alegre, na região centro-norte.

Os índices ainda figuram abaixo de 73%, percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus em Teresina, de acordo com especialistas. “Importante lembrarmos que o isolamento social é a arma mais eficaz para combater o avanço do novo coronavírus. O vírus já está circulando de forma comunitária em Teresina, chegando a todas as regiões da cidade. Precisamos reforçar as medidas para fazer a população ficar em casa”, pontua o prefeito Firmino Filho.

Com informações da PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES