Israel adota medidas restritivas de locomoção mais rígidas

Os israelenses devem permanecer em casa, a menos que precisem comprar alimentos e suprimentos médicos essenciais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reprodução - InternetO Ministério da Saúde de Israel disse no domingo que o número de israelenses diagnosticados com o vírus COVID-19 aumentou para 945, dos quais 20 estão em estado grave. Segundo o ministério, a maioria dos casos (863) é leve, 24 é moderada e 37 pessoas se recuperaram. 

O ministério observou que atualmente 814 médicos e 900 enfermeiros estão em quarentena e 42 profissionais médicos testaram positivo para o vírus.  Mais de 60.000 israelenses estão atualmente em quarentena.

No sábado, a mídia israelense informou que, apesar da necessidade urgente de teste, nem todos os laboratórios que estavam realizando os testes estavam trabalhando no fim de semana.

O chefe da Associação Israelense de Bioquímicos, Microbiologistas e Técnicos de Laboratório acusou o Ministério da Saúde de impedir que os laboratórios operassem totalmente no Shabat, limitando o número de testes de coronavírus que eles poderiam realizar.

O Ministério da Saúde negou a alegação, dizendo que aumentou os testes de 500 por dia para cerca de 2.200.  Uma autoridade do ministério disse que o número de testes deve aumentar para 3.000 por dia nesta semana domingo e 5.000 na próxima semana, conforme as diretrizes do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Também no fim de semana, Magen David Adom, principal organização de serviços de emergência de Israel, abriu quatro instalações de teste drive-through, permitindo que israelenses que sabem que foram expostos a um portador de coronavírus verificado sejam testados.

Enquanto isso, muitos israelenses continuaram a desrespeitar as restrições de deixar suas casas.  Como resultado, o gabinete na noite de sábado atualizou os regulamentos de emergência atualmente em vigor.  As novas restrições, que entraram em vigor no domingo às 8h, permanecerão em vigor nos próximos sete dias e serão aplicadas pela Polícia de Israel, que pode impor pesadas multas aos infratores.

De acordo com as novas diretrizes, os israelenses devem permanecer em casa, a menos que precisem comprar alimentos e suprimentos médicos essenciais ou procurar tratamento médico.  Outras exceções incluem participar de manifestações, ajudar idosos ou doentes, doar sangue, participar de audiências, procurar ajuda de serviços de assistência social, ir ao Knesset, participar de serviços religiosos, incluindo casamentos e funerais (nos quais não mais de 10 pessoas podem estar presentes)  ou visitando um mikvah (banho ritual judaico).

Os israelenses também têm permissão para se exercitar ao ar livre em grupos não maiores que dois e fazer pequenas caminhadas nas proximidades de suas casas.  A proibição também restringe o número de pessoas permitidas em um único carro para dois, a menos que sejam membros da mesma casa.  Essa restrição não se aplica a recados “essenciais”, caronas de trabalhadores essenciais para e do trabalho ou serviços de entrega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES