Itália coloca quase todo país em quarentena e manda fechar espaços

Cerca de 16 milhões de pessoas serão afetadas; 5,8 mil casos e 233 mortes foram registradas.

| Andrea Pattaro/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro-inistro italiano Giuseppe Conte confirmou, neste sábado, a imposição de  uma quarentena em diversas partes do Norte do país, incluindo Milão e Veneza, restringindo o movimento de 16 milhões de pessoas. A possível ação é uma tentativa de controlar a multiplicação dos casos do novo coronavírus, o Covid-19, e não foi imposta nesta extensão por ninguém além da China, epicentro das infecções.

A epidemia italiana, a pior na Europa e fora da Ásia, já causou graves impactos em uma das economias mais frágeis do país e levou ao fechamento das escolas. Ficará proibida, na prática, a entrada e saída na região da Lombardia — responsável por um quinto do PIB do país — e em outras 14 províncias da região de domingo até o dia 3 de abril.

Crédito: Jennifer Lorenzini/ Reuters

Segundo a imprensa local, também haverá vetos a casamentos, funerais, eventos culturais e esportivos. Bares que não impuserem regras para que seus consumidores mantenham distância uns dos outros também seriam penalizados.

As infecções na Itália praticamente dobraram nesta semana: na quarta-feira, eram 2,5 mil. Neste sábado, segundo a Organização Mundial da Saúde e o governo italiano, pularam para 5.883. As mortes passaram de 36 para 233.

Nicola Zingaretti, líder do Partido Democrático (PD), da coalizão governista, anunciou neste sábado que também foi infectado: “Bem, ele chegou”, disse em uma postagem em seu Facebook. De casa, ele disse que seguirá todos os protocolos de quarentena determinados pelas autoridades, que pedem para que todos aqueles com o novo coronavírus se autoisolem.

Crédito: Andrea Pattaro/AFP

A vizinha França tornou-se também um dos maiores centros da epidemia na Europa: neste sábado, mais duas mortes, ambas no Norte da França, e 103 casos foram registrados. Agora, o país tem um total de 949 pessoas infectadas, incluindo um integrante do Parlamento francês.

Ao lado da Alemanha e de outros países, a França impôs limites à exportação de equipamentos médicos de proteção — alguns dos quais são altamente necessários, mas com estoques baixos.

Na Espanha, há cerca de 470 pessoas com o vírus e o número de mortes, neste sábado, chegou a 10. A prefeitura de Barcelona cancelou uma maratona marcada para o dia 15 de março, mas um grande protesto marcado para domingo em Madri, em razão do Dia Internacional da Mulher, deverá ser mantido.

A menor nação europeia, Malta, anunciou seu primeiro caso confirmado neste sábado: uma menina de 12 anos que recentemente retornou de férias do Norte da Itália. Segundo as autoridades da nação insular, o estado de saúde da menina é bom.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES