IX Festival de Reisados atrai visitantes da capital

IX Festival de Reisados atrai visitantes da capital

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O IX Festival de Boi de Reisado na cidade de Boa Hora, a 136 km de Teresina reuniu na noite de s?bado, 05, mais de 6 mil pessoas, em uma arena preparada para o espet?culo, que marca uma das tradi?es culturais do povo da regi?o das Pubas. Onze bois come?aram a dan?ar juntamente com os caretas, ap?s a apresenta??o das cantadeiras e dos cantadores, considerados pagadores de promessas, por votos alcan?ados, segundo eles, ap?s santos reis ter atendido seus pedidos.

O que diferencia a cultura dos Caretas de Boa Hora ? de outros munic?pios ? a figura do careta mirim e dos caretas adolescentes, que segundo o representante da secretaria de Educa??o do Munic?pio, Jos? Rezende Ara?jo, representa a continuidade da tradi??o passada de gera??o a gera??o. O festival foi patrocinado pela Fundac (Funda??o Cultural do Piau?) e a pela Prefeitura Municipal.

Boi Maravilha

O primeiro boi a entrar na arena foi o Boi Maravilha, depois que a pagadora de promessa Ernestina e Valda, agradeceram com seus cantos, a santos reis, pela gra?a alcan?ada. O boi veio da localidade Mato Seco III. Em seguida foi o Boi Garantido. At? o final da festa que entrou pela madrugada, se apresentaram tamb?m os bois: Estrela Dalva, Cora??o, Caprichoso, Can?rio II, Vermelh?o, Canad?, Can?rio I, Ramalhete e o boi Rapazinho.

Pessoas da regi?o das Pubas, formado pelos munic?pios vizinhos marcaram presen?a na festa. Tamb?m n?o faltaram visitantes de Campo Maior e Teresina. Como representantes do Governo do Estado marcaram presen?a no evento o deputado estadual Paulo Martins e o diretor-geral do Detran Jesus Rodrigues.

A representa??o do governo na festa

?Para mim ? uma alegria muito grande est? aqui neste evento de santos reis, porque virou uma tradi??o e o s?mbolo da festa de reis hoje nas Pubas ? o munic?pio de Boa Hora. Pelo que o evento representa para o povo desta regi?o, o governador Wellington Dias, sem d?vida tem dado import?ncia, n?s sabemos que h? uma diversidade de cultura muito forte que tem que ser valorizada tanto em n?vel de Brasil como de Piau?, disse o deputado Paulo Martins.

?Eu devo acrescentar que h? uma necessidade que este trabalho seja divulgado, eu vim descobrir este tipo de festa quando passei a fazer parte deste governo, onde n?s patrocinamos n?o o Boi de Boa Hora, mas o de Boqueir?o. Ap?s descobrir esta cultura tenho participado por v?rias, vezes, eu acho que o restante do Piau? n?o cultiva e n?o conhece este tipo de manifesta??o cultural e ? importante que a gente consiga levar para a popula??o esta cultural?, disse o diretor geral do Detran Jesus Rodrigues.

O pagador de promessa

O pagador de promessa Jos? Alves, 69 anos, que recebe os grupos de reisados h? 50 anos em sua casa, conta que fez uma promessa quando estava com uma doen?a grave e foi curado. ?Essa tradi??o de reisados eu acompanho h? mais de 50 anos, minha promessa eu fiz s? por um ano e estou pagando porque Cristo da for?a para todo mundo?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES