Jair Bolsonaro afirma que não foi ‘agressivo’ em seu discurso na ONU

Presidente alegou que apenas buscou “restabelecer a verdade” sobre as questões em que o Brasil estava sendo acusado

| JOHANNES EISELE / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro negou que tenha adotado um tom agressivo em seu discurso na Assembleia Geral da ONU , nesta terça-feira em Nova York.  Ele alegou que apenas buscou "restabelecer a verdade" sobre as questões em que o Brasil estava sendo acusado. A declaração foi dada ao ser abordado quando deixava o hotel, segundo ele, para "comer um podrão". 

— Vocês têm que fazer avaliação. Acho que foi um discurso bem objetivo, contundente. Não foi agressivo, mas nós buscamos restabelecer a verdade das questões que estávamos sendo acusados no Brasil — respondeu o presidente.

Apesar de ter prometido adotar um tom conciliador, Bolsonaro fez um discurso agressivo no púlpito da Assembleia Geral, com ataques indiretos a outros líderes internacionais, duras críticas a  Cuba  e Venezuela , assim como à mídia, e alerta quanto à "ideologia" que busca um "poder absoluto".

Já um dos responsáveis pela elaboração do discurso, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, afirmou que "foi um discurso enérgico, educado, muito cordial":

DON EMMERT / AFP 

— Acho que a repercussão vai ser muito boa. Também a repercussão com os nossos adversários, sendo ruim, é sinal que o discurso foi muito bom. 

Questionado sobre às referências ao presidente francês, Emannuel Macron, e à chanceler federal alemã, Angela Merkel , uma vez que havia dito que não "apontaria o dedo" para nenhum chefe de Estado, Bolsonaro argumentou que apenas citou dados sobre os dois países europeus. 

— Não citei o nome do Macron, nem citei a Angela Merkel. Eu citei a França e a Alemanha como países com mais de 50% do seu território é usado para agricultura. O Brasil apenas 8%. Tá ok? — disse.

Durante 31 minutos, o presidente voltou a temas que já havia abordado durante a campanha e criticou "antecessores socialistas". Ele disse que vinha à ONU "apresentar o novo Brasil que ressurge depois de ter ficado à beira do socialismo" e que seu governo tenta reconquistar a confiança do mundo. Mais cedo, ao ser perguntado sobre como ele avaliava seu próprio desempenho, respondeu que não cabia a ele fazer a análise.

— Eu não vou avaliar A avaliação é você que tem que fazer. Vocês que têm que fazer — respondeu, rindo. 

Ao ser questionado se ele temia que alguma reação negativa ao discurso , ele continuou andando e falando com os assessores. O presidente também não respondeu se chegou a conversar com o presidente americano Donald Trump nos bastidores da ONU. Mas afirmou que a previsão é que ele consiga se encontrar nesta noite com o presidente americano.

No discurso, Bolsonaro também abordou questões como a Amazônia, indígenas, direitos humanos e segurança pública, além de liberdade religiosa. 

(Com informações: O Globo)

JOHANNES EISELE / AFP 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES