Jair Bolsonaro anuncia três acordos bilaterais de comércio com os EUA

O pacote de medidas de facilitação do comércio pode baratear em até 15% os custos com o intercâmbio bilateral

Trump e Bolsonaro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o Brasil e os EUA finalizaram três acordos bilaterais — facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e anti-corrupção — que devem "reduzir burocracias e trazer ainda mais crescimento" ao comércio entre os países. A declaração foi dada durante evento virtual promovido pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos. 

— Há poucos dias, representas do Brasil e dos EUA concluíram, em tempo recorde, negociação de três acordos há muito demandados pelos setores privados em nossos países — um acordo de facilitação de comércio, um acordo de boas práticas regulatórias e um acordo anti-corrupção — disse, acrescentando: 

— Esse pacote triplo será capaz de reduzir burocracias e trazer ainda mais crescimento ao nosso comercio bilateral, com efeitos benéficos também para o fluxo de investimentos. 

O pacote de medidas de facilitação do comércio pode baratear em até 15% os custos com o intercâmbio bilateral, que este ano somou US$ 29,8 bilhões no período de janeiro a agosto. 

A aproximação entre Bolsonaro e o presidente americano, Donald Trump, no entanto, ainda não  trouxe ganhos comerciais ao Brasil, que deixa de exportar US$ 676,5 milhões por ano devido às barreiras comerciais aplicadas pelos Estados Unidos.

Jair Bolsonaro anuncia três acordos bilaterais de comércio com os EUA

Durante o evento na manhã de hoje, Bolsonaro ressaltou a importância do investimento americano no Brasil e "convidou" os investidores dos EUA a "examinar atentamente a carteira de programas de parceria de investimentos e a conhecer melhor as oportunidades que o Brasil oferece em matéria de concessões e privatizações".

O presidente brasileiro disse que, "em parceria com Donald Trump", os dois mandatários eleveram as relações entre os dois países ao "seu melhor momento". Ele também falou do apoio "fundamental" dos EUA ao ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ainda não ocorreu, mas seria "um firme propósito do Estado Brasileiro", segundo Bolsonaro.

— A prioridade que o Brasil confere a essa relação é clara e sicnera. Desde o inicio do meu governo, visitei os EUA em 4 oportunidades e em todas estive com o presidente Trump — comentou.

O presidente brasileiro também afirmou que o Brasil deve seguir com a "ambiciosa agenda de reformas" e que o "próximo passo" é a administrativa. Ele citou também a reforma tributária, que, segundo ele, promoverá a unificação de impostos e resultará em um sistema de arrecadação mais simples, justo e racional". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES