Jair Bolsonaro diz que vídeo foi um “erro” e pede desculpas ao Supremo

Presidente isentou o filho Carlos Bolsonaro do tuíte e disse que publicará “uma matéria” pedindo desculpas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou ter sido um "erro" a publicação do vídeo em que representa um leão e compara o STF , partidos e entidades a hienas que o atacam.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" nesta terça-feira, Bolsonaro isentou o filho Carlos Bolsonaro do tuíte e disse que publicará "uma matéria" pedindo desculpas.

- Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação - disse. 

- Não se pode culpar o Carlos. A reponsabilidade final é minha. O Carlos foi um dos grandes responsáveis pela minha eleição e é comum qualquer coisa errada em mídias sociais culpá-lo diretamente. A responsabilidade é minha, tem mais gente que tem a senha e não sei por que passou despercebido essa matéria aí", disse. 

De acordo com a colunista Bela Megale , o presidente disse a assessores que foi pego de surpresa com o vídeo em que ele aparece como um leão identificado como "Conservador Patriota" acuado por hienas. O relato foi feito à coluna antes que o vídeo fosse deletado. A mensagem ficou cerca de duas horas no ar. Apesar de não ter afirmando que Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) foi o responsável pela publicação, 11 de 10 assessores do presidente a atribuem ao vereador. 

Pela manhã, questionado sobre a crítica do ministro Celso de Mello , que chamou a postagem de 'atrevimento sem limites' , Bolsonaro abandonou a entrevista que concedia à imprensa brasileira. 

Depois de se encontrar com com o princípe herdeiro Mohammed bin Salman , Bolsonaro dizia estar otimista quanto às chances de investimento do país estrangeiro quando foi perguntado sobre a nota do decano do STF e decidiu encerrar a entrevista.

O vídeo publicado nas suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira, mostra um leão, representando Bolsonaro, cercado por hienas. Os animais são identificados como diversas entidades e movimentos, entre eles o STF, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o PSL, seu partido. Logo após a publicação, cerca de duas horas depois, o vídeo foi apagado da conta do presidente. 

Visivelmente mal-humorado, o que não acontecia desde o início da viagem ao Oriente Médio, Bolsonaro se recusou pela segunda vez  a responder sobre a reação do Supremo ao tuíte de ontem. Ao chegar de sua agenda com o príncipe saudita, o presidente se aproximou da imprensa dizendo:

- Vocês não vão perguntar...

- Presidente, e o Supremo Tribunal Federal?

De imediato, ele deu as costas, e entrou no hotel. 

Em nota , Celso de Mello disse que a comparação foi feita "de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores".

Para o ministro, o vídeo é uma "expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes" e de quem "teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República". 

Mais tarde, ele deixou o hotel onde está hospedado, em Riad, sem falar com a imprensa. Ele estava acompanhado do ministro da Industria e Comércio da Arábia Saudita. 

Valdenio Vieira / Presidência da República 

'Não sei quem foi', diz Mourão

No Brasil, o presidente em exercício Hamilton Mourão disse que não viu o vídeo e que acha que o material foi publicado por alguém com acesso às redes sociais de Bolsonaro, mas não soube apontar quem.

- Ver eu não vi, só ouvi os comentários. Acho que foi alguém que postou, alguém que tem acesso à rede social dele, não sei quem. E ele, obviamente, quando viu, ele tirou - declarou Mourão a jornalistas, na chegada ao Palácio do Planalto.

Questionado se tiraria a senha dos filhos do presidente, ele disse se tratar de um "comentário pessoal" e que isso seria antiético.

No início da tarde, Mourão repetiu que "alguém postou na rede do presidente" e destacou que Bolsonaro já pediu desculpa, "muito claramente".

- Ele já se desculpou, porque quando ele viu o conteúdo do vídeo, ele retirou. Então eu acho que vira a página - disse o presidente em exercício.

Para ele, a repercussão "que tinha que ter" já aconteceu e Bolsonaro teve a humildade de reconhecer o erro. Questionado se seria bom cuidar melhor da senha das redes sociais do presidente, Mourão desconversou:

- Aí eu não sei. Não sei quem é que maneja essa história. Não faz parte do meu pacote. Tá bom? 

(Por: O Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES