Jair Bolsonaro passa por cirurgia para retirada de cálculo da bexiga

O procedimento durou 01h30 e o cálculo foi totalmente removido

Jair Bolsonaro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro passou por uma cirurgia na manhã desta sexta-feira (25) para a retirada de pedra na bexiga. O procedimento durou 01h30 e o cálculo foi totalmente removido. 

Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o presidente passa bem, está "clinicamente estável, afebril e sem dor.", mas não tem previsão de alta. Os pacientes que são submetidos a esse tipo de cirurgia costumam ficar internados por até 48 horas.

 Bolsonaro "foi submetido à intervenção cirúrgica de Cistolitotripsia endoscópica para a retirada de cálculo da bexiga. O procedimento foi realizado sem intercorrências, com duração de 01h30 e o cálculo foi totalmente removido. No momento, o paciente encontra-se estável clinicamente, afebril e sem dor."

Ele passou "por um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para a retirada de cálculo da bexiga denominado Cistolitotripsia endoscópica a laser sob anestesia."

Considerada de baixo risco, a cirurgia precisou de anestesia geral e foi realizada pelo médico urologista Leonardo Borges. Um cardiologista acompanhou o procedimento. Bolsonaro chegou a São Paulo no início da noite desta quinta-feira (24).

Jair Bolsonaro passa por cirurgia 

Pedra 'maior que um grão de feijão'

No último dia 1º, Bolsonaro afirmou a apoiadores que tem o cálculo há mais de cinco anos. Segundo ele, a pedra está na bexiga e é maior do que um grão de feijão. A estimativa é que tenha entre 2,5 e 3 cm. 

Médicos urologistas explicam que a pedra na bexiga costuma vir do rim, mas também pode se formar na própria bexiga e pode provocar dores para urinar e, em alguns casos, sangramento.

BOLETIM MÉDICO

Veja a íntegra do boletim médico divulgado:

São Paulo, 25 de setembro de 2020.

O Excelentíssimo Presidente da República Jair Bolsonaro deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein às 7h desta sexta-feira, dia 25. Nas próximas horas, ele passará por um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para a retirada de cálculo da bexiga denominado Cistolitotripsia endoscópica a laser sob anestesia.

Dr. Leandro Echenique, cardiologista

Dr. Leonardo Lima Borges, urologista

Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein

Secretaria Especial de Comunicação Social

Ministério das Comunicações



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES