Jair Bolsonaro revoga MP que permitia a Weintraub nomear reitores

A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou hoje a Medida Provisória 979, que permitia que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, escolhesse reitores temporários para as universidades e institutos federais. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. 

A revogação acontece menos de uma hora depois de o presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), oficializar a devolução da MP, alegando que o texto viola os princípios da Constituição Federal que tratam da autonomia e da gestão democrática das universidades.

Foto: Isac Nóbrega/PR A Secretaria-Geral da Mesa do Senado afirma que a devolução encerra sua vigência e o torna sem valor. No entanto, especialistas consultados pelo UOL argumentam que a MP ainda poderia valer por ao menos dois meses, já que sua edição cabe exclusivamente à Presidência da República. 

Com a revogação assinada pelo presidente, a MP deixa de valer a partir de hoje.

A medida já havia sido denunciada ao Supremo Tribunal Federal por um grupo de parlamentares da oposição liderado pela deputada Margarida Salomão (PT-MG). Assim como Alcolumbre, eles defendem que a MP era uma afronta à "autonomia universitária e a Constituição Federal".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES