mais

Jair Bolsonaro vai ficar internado em tratamento clínico, diz boletim

Por volta das 18h54 desta quarta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem, permanecerá internado e não deve passar por cirurgia neste primeiro momento, segundo informações do boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em que ele está internado desde a noite desta quarta-feira (14).

"O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o Presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador", diz o texto divulgado pelo hospital.

Chegada em São Paulo

Por volta das 18h54 desta quarta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em São Paulo, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto de Congonhas. Ele foi encaminhado ao Hospital Vila Nova Star, onde atende o cirurgião gástrico Antônio Luiz Macedo, que cuida de Bolsonaro desde a facada sofrida por ele na eleição de 2018.

O presidente enfrenta um quadro de obstrução intestinal e foi transferido de Brasília para São Paulo para que os médicos façam novos exames e avaliem a necessidade de uma cirurgia de emergência.

De acordo com a nota oficial  Ministério das Comunicações, a constatação da obstrução intestinal foi feita pelo cirurgião gástrico. O médico foi chamado a Brasília em razão da internação do presidente e também deve ficar responsável pela avaliação do quadro após a transferência para São Paulo.

Bolsonaro chega em São Paulo (Foto: Reprodução)Bolsonaro chega em São Paulo (Foto: Reprodução)

"Após exames realizados no HFA, em Brasília, o Dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do Presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência", diz a nota.

Na manhã desta quarta, o presidente foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, após sentir dores abdominais na madrugada. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, Bolsonaro chegou a ser sedado, mas já acordou.

Por volta das 16h30, Bolsonaro deixou o hospital e foi levado de ambulância para a Base Aérea de Brasília, onde um avião o aguardava. O presidente chegou ao local por volta das 17h, e o avião decolou às 17h29. Segundo o senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente, o presidente ficará em observação por três dias em São Paulo.

Bolsonaro antes de ser transferido para São Paulo (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)Bolsonaro antes de ser transferido para São Paulo (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Leia Mais

Avaliar os procedimentos

De acordo com a assessoria do Hospital Vila Nova Star, assessores, equipe médica e de enfermagem estão reunidos para avaliar os procedimentos, e uma suíte está sendo preparada para receber presidente.

Em abril deste ano, Bolsonaro já havia dito que poderia passa por uma nova cirurgia em razão da facada.

Bolsonaro foi intubado por "precaução"

Bolsonaro foi para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e precisou ser intubado como precaução no HFA (Hospital das Forças Armadas), em  Brasília, segundo o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). 

De acordo com o parlamentar, no início da manhã Bolsonaro estava sem conseguir respirar e está sendo monitorado para evitar que ele aspire o líquido que estava subindo do estômago. As declarações foram feitas em entrevista à rádio Jovem Pan.

O parlamentar adiantou que amanhã seguirá ao lado da família para São Paulo, com o objetivo de acompanhar mais de perto a recuperação do pai e "dar um pouquinho mais de força".

Fonte: G1


 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail