Japão começa 1ª transmissão de TV em 8K via satélite no mundo

O 1° filme do guia da TV com 8K é '2001: Uma Odisseia no Espaço'

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As televisões com qualidade 4K estão começando a se espalhar agora pelo Brasil e nós mal temos conteúdo para ver nos aparelhos com essa qualidade, mas elas já estão prestes a ficar obsoletas. Isso porque o Japão começou a transmitir neste sábado (1º) um canal em qualidade 8K via satélite.

Como programada, a transmissão começou às 10h (horário local) e ocorreu após anos de teste do canal NHK, atualmente o único a contar com conteúdo 8K. O primeiro filme listado no guia da TV com 8K é '2001: Uma Odisseia no Espaço' - segundo a BBC, a Warner, a pedido da emissora japonesa, escaneou os negativos originais do clássico em 8K para a estreia.

Atualmente, quase ninguém possui uma televisão em 8K, já que alguns modelos só começaram a ser vendidos recentemente. Mesmo quem tem um aparelho com a tecnologia precisará de um receptor especial e uma antena para receber o sinal do canal japonês com a qualidade turbinada.

Além disso, o HDMI 2.1 não foi implementado nesses displays ainda, então para receber o sinal do receptor para a TV é necessário plugar quatro cabos HDMI e mais outro cabo para som.

Tecnologia testada há anos

De acordo com a NHK, a sua tecnologia 8K, que ela chama de "super-hi vision", é testada desde 1995. Além de melhorar a resolução da imagem, a transmissão inclui 24 canais de áudio que prometem uma prometem uma experiência imersiva ao telespectador.

O objetivo maior do canal japonês é a transmissão dos Jogos Olímpicos de 2020, que ocorrerão em Tóquio, com a qualidade 8K. Fabricantes como Samsung, LG e Sharp já anunciaram aparelhos 8K à venda e o televisor deve se popularizar ainda mais nos próximos anos, provavelmente sendo a estrela de feiras de eletrônicos como a CES - nos últimos anos, apenas protótipos eram mostrados.

No seu novo canal, chamado de BS8K, a NHK promete transmitir programas com o novo formato por 12 horas por dia. O programa inaugural, transmitido antes do filme de Stanley Kubrick, foi uma transmissão informativa que destacava futuros conteúdos do canal.

A escolha por "2001: Uma Odisseia no Espaço", segundo a NHK, foi para os telespectadores aproveitarem "uma obra de arte da história do cinema". A Warner conseguiu escanear o negativo original do filme e reparar alguns defeitos para providenciar a nova versão em 8K.

"As várias cenas famosas ficam ainda mais vívidas, com a atenção a detalhes do diretor Stanley Kubrick expressada nas imagens requintadas. É criado o sentimento de realmente estar em uma viagem ao espaço, permitindo que o filme seja aproveitado pela primeira vez em casa", disse a NHK em nota.

Para o mês de março, está programada a transmissão do filme 'My Fair Lady', de 1964, com Audrey Hepburn. A NHK vai mostrar a transmissão em 8K pelo Japão e espera que futuras transmissões ao vivo impulsionem os consumidores a adaptarem a tecnologia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES