Japaratinga decreta situação de emergência por causa do óleo

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Japaratinga, um dos 13 afetados pelas manchas de óleo em Alagoas, decretou situação de emergência. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (25).

É o segundo município a declarar emergência em Alagoas, Coruripe foi o primeiro. Nas praias destas cidades, as manchas apareceram, os locais foram limpos, mas o óleo retorna.

Segundo o promotor de Japaratinga, Emanuel Valença, já foram recolhidas mais de 300 toneladas de óleo na cidade.

“Tem a questão dos voluntários aí, do maquinário, do abastecimento. O município não está suportando. Em virtude disso, e da incerteza de não sabermos qual é a origem, não temos como mensurar quantidade, se ainda virá mais óleo, é que foi feito o decreto”, explicou o promotor.

Japaratinga foi o primeiro município a ser atingido pelo óleo, no dia 7 de setembro. As manchas voltaram a aparecer na cidade em outubro.

O estado de Alagoas não decretou emergência, mas o governador Renan Filho disse esta semana que todos os municípios que optassem pelo decreto seriam reconhecidos.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), o número de material coletado na costa alagoana até o final desta semana chega a mais de mil toneladas.

No último relatório emitido pelo Ibama, o número de pontos atingidos no estado subiu para 40, em 13 municípios alagoanos. Em todo o nordeste, já são 238 pontos afetados em 88 municípios.

Confira os municípios de AL afetados (atualizado pelo Ibama em 25/10/2019):

1. Feliz Deserto

2. Maceió

3. Piaçabuçu

4. Coruripe

5. Paripueira

6. Roteiro

7. Barra de Santo Antônio

8. Marechal Deodoro

9. Passo de Camaragibe

10. Japaratinga

11. Barra de São Miguel

12. Maragogi

13. Porto de Pedras



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES