Joe Biden aumenta vantagem sobre Donald Trump em estados-chave

O levantamento analisou os estados de Michigan, Wisconsin e Pensilvânia

Joe Biden x Donald Trump | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa eleitoral no Estados Unidos, focada em estados-chave para a definição do pleito americano, apontou que o candidato democrata Joe Biden quase dobrou sua vantagem sobre o republicano Donald Trump nas intenções de voto. O levantamento analisou os estados de Michigan, Wisconsin e Pensilvânia.

As três federações americanas são conhecidas por integrarem a "Parede Azul", comumente citada por analistas políticos como crucial para a eleição de um republicano. Isso porque a expressão se refere a 18 estados onde a vitória democrata foi hegemônica em eleições passadas. Em 2016, Trump precisou vencer nos três estados da pesquisa para desbancar a democrata Hillary Clinton.

Segundo o levantamento do Centro de Pesquisa Eleitoral da Universidade de Wisconsin-Madison, Biden tem mais de 50% das intenções de voto nas três federações, enquanto Trump varia próximo dos 40%.

Em Michigan, Biden tem 52% da preferência do eleitorado, contra 42% de Trump, com 5% das pessoas consideradas ainda permanecendo indecisas. Em setembro, a vantagem do democrata era de seis pontos percentuais.

Em Wisconsin, Biden tem 53% das intenções enquanto Trump aparece com 44%, com 3% dos eleitores indecisos. A vantagem que agora é de nove pontos percentuais já foi de quatro pontos no mês passado. Já na Pensilvânia, Biden lidera com 52% e Trump tem 44% das intenções, com 3% de indecisos. Em setembro, a vantagem sobre o republicano era de quatro pontos.

O levantamento também diferenciou os eleitores que já votaram antecipadamente dos que ainda pretendem votar no dia do pleito, marcado para 3 de novembro. A vantagem de Biden impressiona entre os eleitores antecipados, com 87% dos votos declarados na Pensilvânia, 75% em Michigan e 73% no Wisconsin.

Trump tem a liderança entre os que ainda vão votaram no pleito. No entanto, como o republicano não chega a 60% das intenções em nenhum estado, a diferença não seria suficiente para reeleger o atual presidente.

Joe Biden aumenta vantagem sobre Donald Trump 

RECORTES SOCIAIS

A pesquisa também fez alguns recortes sociais e demonstrou grande diferença nas intenções de voto por gênero. Entre as mulheres, Biden chega a liderar por mais de 20 pontos percentuais considerando os três estados, enquanto Trump tem a preferência dos homens, na frente por 3%.

Na segmentação por raça, Biden repete a tendência de Hillary em 2016, mas não é tão hegemônico quanto a ex-candidata. Entre os negros, o democrata lidera com 83%, contra 12% de Trump. Já entre hispânicos, Biden tem a preferência de 67% e Trump de 26%. A pesquisa também considerou um recorte de não brancos, que mostrou 57% de preferência por Biden e 33% por Trump.

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 21 de outubro com 800 eleitores em cada um dos três estados analisados. A margem de erro em Michigan é de 3,98%, em Wisconsin de 3,73% e na Pensilvânia de 4,2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES