Joe Biden escolhe deputada indígena para o Departamento do Interior

Eleita em 2018, Haaland é uma representante nacional do Novo México e membro da comunidade Laguna Pueblo

Deputada Deb Haaland | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu a deputada Deb Haaland como sua secretária do Interior, a primeira americana indígena no cargo, noticiou a imprensa local nesta quinta-feira (17). A iniciativa poderia estreitar as conturbadas relações do departamento com os povos nativos.

Eleita em 2018, Haaland é uma representante nacional do Novo México e membro da comunidade Laguna Pueblo. Se confirmada pelo Senado, ela será a primeira mulher indígena a chefiar um órgão governamental desse nível. Sua nomeação também corresponderia à intenção divulgada de Biden de constituir o gabinete mais diverso da história da Casa Branca.

LEIA TAMBÉM:

- Pete Buttigieg é o 1º gay assumido a integrar equipe de Joe Biden

- Bolsonaro reconhece a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos 

Colégio Eleitoral oficializa vitória de Biden nos EUA com 270 votos

- Recontagem de votos em Wisconsin confirma a vitória de Joe Biden

Corte federal rejeita pedido de Trump para anular vitória de Biden

- Eleições dos EUA: Pensilvânia e Nevada certificam vitória de Joe Biden

- Eleições EUA: Joe Biden vence no estado de Michigan

Joe Biden vai nomear a 1ª mulher para liderar a inteligência dos EUA

EUA: Geórgia confirma vitória de Biden e descarta fraude nas eleições

Trump reconhece vitória de Biden nos EUA, mas cita "manipulação"

Joe Biden nomeia veterana transexual para equipe de transição nos EUA

-Hamilton Mourão reconhece vitória de Joe Biden na presidência dos EUA

-Joe Biden vence no Arizona e consolida vitória sobre Donald Trump

Joe Biden faz primeiro discurso após ser eleito presidente dos EUA

- "Vocês escolheram a decência", diz Kamala Harris em seu 1º discurso

Joe Biden afirma que vacina contra Covid-19 será gratuita nos EUA

"Mundo respira aliviado com vitória de Biden", diz ex-presidente Lula

- Barack Obama parabeniza Joe Biden: "Não poderia estar mais orgulhoso"

O Departamento do Interior é uma grande agência com mais de 70 mil funcionários que supervisiona os recursos naturais do país, incluindo parques nacionais, locais de petróleo ou gás, assim como terras nativas, lar de 578 tribos reconhecidas federalmente.

Haaland, 60 anos, dedicou-se especialmente no Congresso a melhorar os serviços das comunidades nativas, como a assistência durante a pandemia de coronavírus, e aos esforços para proteger a natureza e combater as mudanças climáticas. Ela também é vice-presidente do Comitê de Recursos Naturais do Congresso, que fiscaliza o Interior.

"Seria uma grande honra avançar a agenda climática Biden-Harris, ajudar a reparar as relações entre governos e tribos que a administração Trump arruinou, e servir como a primeira secretária do gabinete nativa americana na história de nossa nação", disse Haaland em comunicado publicado no The New York Times.

Biden nomeia a primeira indígena no Departamento do Interior

A escolha de Biden é vista, no entanto, como uma decisão difícil, pois o faz perder uma democrata na Câmara dos Representantes, no momento em que a maioria do partido está por um fio. Mas uma campanha pública em apoio à indicação de Haaland ganha terreno e dezenas de líderes indígenas pediram a Biden para colocá-la em seu gabinete.

Haaland conquistou com facilidade sua reeleição em novembro e, embora a cadeira esteja nas mãos dos democratas desde 2009, não está claro se será fácil conquistá-la novamente.

Durante os quatro anos do governo de Donald Trump, o Departamento do Interior ganhou o desprezo de grupos nativos e defensores ambientais ao revogar várias proteções. A administração republicana também acelerou projetos como o polêmico gasoduto Dakota Access, ao qual os nativos americanos e ativistas do meio ambiente se opuseram veementemente.

Haaland publicou no Twitter uma crítica severa a Trump nesta quinta-feira, antes de surgir a notícia de sua provável nomeação. "Em quatro anos, Trump falhou com o poder indígena e apenas quebrou mais promessas", escreveu. "Isso foi exacerbado pelo fracasso do governo em levar a sério esta pandemia. Estou ansiosa para virar a página deste capítulo obscuro", acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES