Joe Biden proíbe importações de petróleo e gases russos

Presidente alertou que o preço da gasolina vai subir “ainda mais”, mas que irá liberar parte das reservas nacionais.

biden | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (8) o fechamento dos portos americanos para a importação de petróleo, gás e energia da Rússia. As informações são do g1.

"Queremos aumentar a pressão contra a máquina de guerra de Putin", disse Biden em um pronunciamento.

Mais cedo, a imprensa americana antecipou que o democrata deveria anunciar esta proibição em meio às sanções contra o governo da Rússia por conta da guerra na Ucrânia.

Joe Biden proíbe importações de petróleo e gás russos (Foto: Reprodução)

"O mundo está unido contra a guerra de Putin", disse o americano que ponderou que a decisão pode não ser acompanhada economicamente por aliados europeus.

Ele alertou que o preço da gasolina vai subir "ainda mais", mas que irá liberar parte das reservas nacionais.

Leia Mais

A Rússia é o maior exportador de óleo e gás natural do mundo. O país já havia sido submetido a sanções pela invasão à Ucrânia, mas as exportações de óleo para energia haviam sido poupadas.

Reino Unido eliminará petróleo e derivados russos até final de 2022

O Reino Unido eliminará gradativamente as importações russas de petróleo e derivados até o final de 2022, disse o ministro dos Negócios, Kwasi Kwarteng. Ele pediu às empresas que usem o período para garantir uma transição suave.

“Esta transição dará ao mercado, companhias e cadeias de suprimentos tempo mais do que suficiente para substituir as importações russas, que representam 8% da demanda do Reino Unido”, disse Kwarteng.

Na segunda, Boris Johnson, disse que seu governo estabeleceria uma nova estratégia de fornecimento de energia à medida que a invasão russa da Ucrânia e a subsequente alta nos preços da energia acelerassem a necessidade de novas fontes de energia e maior autossuficiência.

Separadamente, os Estados Unidos, o maior consumidor de petróleo do mundo, anunciaram a proibição das importações de petróleo russo.

Rússia diz que pode cortar gás da Europa se for proibida de vender petróleo

Joe Biden proíbe importações de petróleo e gás russos (Foto: Reprodução)

A Rússia afirmou que pode fechar o principal duto de gás do país até a Alemanha se os países do Ocidente proibirem a compra de petróleo russo.

Uma rejeição do óleo russo pode levar a consequências catastróficas para o mercado global, disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak. Segundo ele, o preço do barril poderia mais do que dobrar e chegar a US$ 300.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES