Jornal é o veículo de comunicação mais confiável e TV o mais visto

A Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM) foi realizada pelo Ibope, que fez 18 mil entrevistas a partir de novembro.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência aponta que a televisão continua sendo o principal meio de comunicação do brasileiro e que a internet é acessada, em média, por cinco horas por dia pelos internautas, ultrapassando o tempo gasto diante da TV. O jornal, de acordo com o levantamento, é apontado como os veículos mais confiáveis. As informações são do O Globo

A Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM) foi realizada pelo Ibope, que fez 18 mil entrevistas a partir de novembro. Esta é a segunda edição.

O jornal continua sendo o meio de comunicação mais confiável: 58% declararam que confiam muito ou sempre no que é publicado nos periódicos contra 40% que confiam pouco ou nada. Em relação a TV, 54% confiam muito ou sempre e, no caso do rádio, 52% fizeram essa análise.

O levantamento demonstrou que 83% dos leitores compra jornal em busca de informação e 48% preferem ler a edição de segunda-feira. O dia menos lido é o sábado: só 35% têm esse hábito. A maioria (58%) compra o jornal nas bancas; 13% têm assinatura e 20% lêem de outra pessoa.

A PBM demonstrou que 95% dos entrevistados afirmaram assistir TV e, desse universo, 73% disseram ter o hábito de fazê-lo diariamente. Em relação a 2014, houve um aumento no tempo de exposição do brasileiro à TV. No ano passado, os entrevistados passavam 3h29 vendo TV, de segunda a sexta-feira, e 3h32 nos fins de semana. Agora, são 4h31 e 4h14 respectivamente.

As mulheres e as pessoas acima dos 65 anos são as que mais vêem televisão – 4h48 durante a semana, no primeiro caso, e 5h16 no segundo. Os jovens na faixa etária dos 16 a 25 anos passam menos tempo em frente a telinha.

A internet, porém, está sendo cada vez mais acessada. Neste levantamento, 48% afirmaram usar regularmente, sendo que 37% o fazem diariamente, contra 26% no ano passado. O principal meio de acesso continua sendo por computador. Mas essa prática vem caindo. Em 2014, 84% disseram que se valiam do PC para ter acesso à internet. Agora, são 71%. Em contrapartida, vem crescendo o uso do celular para essa prática: 66% neste ano, contra 40% no ano passado.

Os usuários da internet ficam conectados, em média, 4h59 por dia durante a semana e 4h24 nos finais de semana – na PBM 2014, os números eram 3h39 e 3h43 –, valores superiores aos obtidos pela televisão.

— A diferença entre a utilização da TV e da internet como meio de comunicação ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante que deve ser analisada no futuro — ponderou.

O Facebook é, disparado, a rede social mais acessada pelos internautas. 83% declararam entrar na página dessa rede social; 58% utilizam o whatsapp, 17% o Youtube e 12% o Instagram.

— Esse é um enorme desafio: saber que as pessoas estão se informando também pelo whatsapp. Na eleição passada já verificamos que esse meio foi muito utilizado — disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Thomas Traumann.

O rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelo brasileiro, mas seu uso caiu em relação ao levantamento anterior: no ano passado, 61% disseram ouvir o rádio diariamente, agora são 55%.

Traumann afirmou que a pesquisa serve como base para orientar a publicidade oficial do governo.

— Ela serve de parâmetro, mas não será o único. Como grande anunciante, é importante saber que a internet está crescendo como meio de comunicação, embora a confiança ainda seja baixo; o jornal tem mais confiança, mas com menos penetração. E a TV tem grande penetração, mas pouca atenção. A função principal é ajudar o governo a direcionar a publicidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES