Jornalista Arimateia Azevedo e professor são presos em operação

A Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 12 de junho, uma operação onde efetuou a prisão de duas pessoas em Teresina. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva em desfavor do jornalista Arimateia Azevedo e um professor da Universidade Estadual do Piauí, identificado como Francisco Barreto. 

Segundo a investigação, um dos presos está sendo investigado pelo cometimento de crime de extorsão, na forma qualificada, praticado contra um profissional liberal em Teresina. O segundo preso se trata de um professor que prestou auxílio ao jornalista na prática delitiva, agindo como coautor, segundo apontam as investigações. 

Jornalista Arimateia Azevedo

De acordo com o coordenador do Greco, delegado Tales Gomes, a polícia civil também cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais dos investigados e no portal de notícias de propriedade de um dos presos. Uma prisão foi feita no  bairro Todos os Santos e a outra no bairro Piçarreira.

"No âmbito das investigações e buscas do GRECO foi detectado o crime de extorsão que é um crime de ação pública incondicionada. Foi determinada a confirmação do que foi levantado acerca dessa extorsão e se constatou a prática desse crime por conta de um jornalista proprietário de um portal de noticias de Teresina e de um professor da UESPI. Foi instaurado inquérito policial pelo delegado Laércio Evangelista afim de apurar a conduta dessas duas pessoas", afirmou o delegado.

O delegado Laércio Evangelista afirmou que o jornalista já foi preso em 2005 pela prática do mesmo crime. “Durante as nossas investigações foram constatados indícios desse crime de extorsão por parte do jornalista contra um profissional liberal e na ocasião um professor de história da UESPI teria, a mando do jornalista, se dirigido até o encontro da vitima e teria recebido a quantia de 20 mil reais para que fossem cessadas as publicações sobre sua pessoa no portal de notícias. No decorrer do inquérito foi solicitado busca na residência do jornalista e no portal de noticias onde ele estaria veiculando essas matérias, foi expedida prisão preventiva para os dois e se encontram na sede do GRECO. O jornalista já foi preso em 2005 usando essa mesma modalidade delitiva de extorsão e já responde a diversos outros inquéritos criminais por calúnia, difamação, ameaça e extorsão”, afirmou.

A empresa de um dos alvos também esta sendo investigada por receber pagamentos  indevidos do Estado do Piauí sem possuir regularidade fiscal,  usando, para tanto, documentos fabricados. Essa última investigação está a cargo da Delegacia de Combate à Corrupção - DECCOR. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES