Jornalista Julimar Silva lança livro sobre a regionalização da Rede MN

Diretores e demais colaboradores da empresa participaram da cerimônia de divulgação da obra.

reprodução | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornalista caxiense Julimar Silva lançou nesta terça-feira (31), na sede do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), zona Sul de Teresina, o livro “A Nova Televisão é Regional?", obra que apresenta um estudo sobre a proposta da Regionalização Midiática da Rede Meio Norte. Diretores e demais colaboradores da empresa participaram da cerimônia de lançamento.

O trabalho do pesquisador em comunicação analisa como surgiu o processo da regionalização televisiva da emissora e os aspectos que desenham o papel da TV Meio Norte como um instrumento de valorização local e preservação cultural do Piauí. O livro de 867 páginas faz uma investigação a partir de 21 programas da emissora, com olhar centrado nos conteúdos difundidos e nos impactos do seu aprimoramento e expansão pelo território brasileiro.

Jornalista lança livro sobre a regionalização midiática da TV Meio Norte (Foto: Raissa Morais)

A primeira emissora de televisão a se aventurar fora do eixo Rio-São Paulo celebra o lançamento da obra como um símbolo de uma história de perseverança, amor pela comunicação e enaltecimento da comunidade local

Jornalista lança livro sobre a regionalização midiática da TV Meio Norte (Foto: Raissa Morais)

Em sua fala, o autor Julimar Silva disse que ponto crucial da obra é o ano de 2011, quando GMNC decide propagar um conteúdo local com a regionalização dos seus conteúdos.

“Tratamos do processo da localização da emissora no território do Piauí e fora dele, o relacionamento da emissora com a comunidade e a profissionalização do jornalismo. Esses processos, somados com a iniciativa da emissora em levar sua estrutura para várias cidades, caracterizam esse lugar da TV Meio Norte, um lugar de sucesso ”, falou.

Conforme a publicação de Julimar, o projeto de regionalização implementado ao longo dos anos faz parte da consolidação do desenvolvimento da emissora dentro do Piauí, e em como sua a história ousada e o fortalecimento do GMNC recaem na forma como o sistema de comunicação pensou e operacionalizou sua regionalização midiática.

O diretor do GMNC, Wrias Moura, ressaltou que a obra faz um importante aparato dos acontecimentos que materializaram um alto alcance da programação, hoje presente em 7 estados brasileiros no canal aberto e em 18 estados no canal fechado, além da posição de sucursal em outros estados e países.

“É um momento especial para todos, principalmente para o empresário Paulo Guimarães. Há 30 anos, ele sonhou com tudo isso. A regionalização é um pensamento pioneiro e que depois, junto a uma equipe muito grande de profissionais, alcançou seu sucesso. Não é fácil fazer uma programação com 35 programas no mercado do Piauí, que é pequeno, mas a orientação estratégica da família Guimaraẽs e de todas as pessoas que integram esse grupo é, sem dúvida alguma, fazer algo coisa diferente”, completou.

A diretora executiva GMNC, Idezina Serra, também compareceu ao lançamento livro “A Nova Televisão é Regional?” e destacou que o processo que é objeto de estudo da pesquisa de Julimar é constituído de sonhos, comprometimento e muito trabalho.

“A Regionalização é a realização de um sonho que veio de Timon, ainda na época da TV Timon, o que é detalhado no livro. A gente sempre teve esse cuidado no começo ao procurarmos meios de estar na praça, dando voz ao povo. Nós momos a primeira emissora a dar a oportunidade para as pessoas falarem ao vivo, na Praça da Bandeira, em Teresina.  Isso era um sonho do Paulo Guimarẽs, sonho que foi realizado através do trabalho de todas as pessoas que estão conosco”, comentou.

A publicação do jornalista Julimar Silva está disponível no formato Ebook Kindle, no site amazon.com.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES