Jovem advogada com síndrome rara morre em Teresina e gera comoção

Em Picos, viveu toda sua infância no bairro Malva e estudou no Colégio Santa Rita

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A advogada Renata Vérica de Sousa Silva, de 26 anos, morreu no sábado (16), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI ) de um hospital particular em Teresina. Natural de Picos, onde viveu sua infância, Renata Vérica era portadora da Síndrome Mucopolissacaridoise, ou Síndrome de Hunter, condição causada pela deficiência da enzima arilsulfatase B (ASB). As informações são do Picos 40graus.

Em Picos, viveu toda sua infância no bairro Malva e estudou no Colégio Santa Rita. Portadora da Síndrome Mucopolissacaridoise tipo 6 - condição causada pela deficiência da enzima arilsulfatase B (ASB),  teve que transferir seu domicílio para Teresina em 2004 em busca de um tratamento mais especializado. 

Em 2005, perdeu a visão em decorrência de uma hidrocefalia ocasionada pela citada e rara doença que era acompanhada e estudada de perto por doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de São Paulo. 

Após estudar no Colégio das Irmãs e no Diocesano, em Teresina, Renata Vérica se formou em Direito em agosto de 2018 na Faculdade Camilo Filho. Em seguida passou no dificílimo exame de admissão da Ordem dos Advogados do Brasil e recebeu a Carteira da OAB das mãos do atual presidente Dr. Celso Barros Neto.

Recentemente, matriculou-se ainda na pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Escola do Legislativo Piauiense. 

Sua família vivenciou de perto toda essa formação e superação de obstáculos de Renatinha, como era carinhosamente conhecida. Principalmente quando a mesma perdeu a visão e sua mãe não desistiu de realizar todos os sonhos da filha lendo todos os livros para a mesma alcançar suas metas. 

A profissional era membro da Comissão Estadual das pessoas com deficiência da OAB/PI e vinha atuando em Teresina e em Picos em parceria com o primo e também advogado Gláuber Silva. A última diligência profissional da mesma foi no dia 16 de outubro, no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho onde acompanhou seu sócio em uma defesa oral de um processo trabalhista. 

Renata Vérica era filha de Walter Antônio da Silva (empregado público da AGESPISA) e de Maria Cleidivan da Silva Sousa. Deixa um único irmão, o farmacêutico Rennan Wálter, que é bioquímo das Farmácias Globo e assessor do Conselho Regional de Farmácia – CRF.   

Neste domingo (17/11) ocorrerá a missa de corpo presente e seu sepultamento na cidade de Francisco Santos, terra natal dos seus pais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES