Jovem leva descarga elétrica após queda de raio; estava mexendo no celular

A mãe de Radja Ferreira contou às equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que a jovem estava mexendo no celular conectado à tomada quando um raio caiu.

Radja Ferreira estava mexendo no celular enquanto o aparelho carregada | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma jovem de 18 anos, identificada como como Radja Ferreira de Oliveira, morreu após receber descarga elétrica em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (29) na comunidade São Francisco do Carapanari, na região do Eixo Forte. 

A mãe de Radja Ferreira contou às equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que a jovem estava mexendo no celular conectado à tomada quando um raio caiu. A jovem ficou desacordada e foi socorrida pelos familiares, sendo levada pela família ao hospital, mas não resistiu.

"Ela já estava sem sinais vitais. O médico constatou que ela estava em óbito", disse  enfermeiro Adilson Soares, em reportagem do G1.

Radja Ferreira não resistiu e morreu após levar a descarga elétrica | FOTO: Reprodução/Facebook

Casos em Curuá

Este não foi o primeiro caso. Na última quarta-feira (25), uma pessoa morreu e outra ficou ferida depois de serem atingidas por descargas elétricas em Curuá, no oeste do Pará. Os incidentes aconteceram durante um temporal em diferentes comunidades.

Identificada como Semeão Tavares, que morava no Distrito Apolinário, a vítima falava ao telefone quando foi atingida pela descarga elétrica. Profissionais que saúde ainda chegaram a socorrê-lo, mas constataram a morte.

A outra vítima foi atingida na comunidade Macurá. O vereador Raimundo Brito (PP), de 35 anos, estava depenando um pato dentro de casa quando raios atingiram a residência. O homem foi atingido pela descarga elétrica, mas ainda conseguiu pedir ajuda e foi levado ao Centro de Saúde.

Usar celular enquanto carrega é arriscado; Entenda por quê

Há um grande risco de utilizar o celular enquanto o aparelho estiver conectado na tomada, podendo causar explosões ou descargas elétricas por causa do aquecimento do aparelho durante o carregamento da bateria, especialmente em celulares com as opções de carga "rápida" ou "turbo".

A grande quantidade de energia e volts utilizada pode ser transmitida para o usuário em casos de falha de isolamento no carregador, descargas elétricas ou sobrecargas na rede, que causam instabilidades na tensão das tomadas.

Durante tempestades, a recomendação é para que não seja utilizado celular que estiver recebendo carga e nenhum outro eletrodoméstico. As descargas elétricas podem penetrar na rede elétrica e atingir o carregador do telefone, ou de outro equipamento eletrônico. Eventuais instabilidades na rede elétrica também podem facilitar a passagem de corrente através do carregador.

Com informações do G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES