Juazeiro do Piauí registra estranha aparição de aves mortas

Em Juazeiro do Piauí, situada a cerca de 72 km de distância de Milton Brandão, rolinhas e juritis foram vistas mortas às margens do rio Capivara

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) investiga a morte de centenas de aves na zona rural do município de Milton Brandão (a 238 km de Teresina), outra cidade piauiense entrou em alerta após o aparecimento de pássaros mortos por motivo também desconhecido.

Em Juazeiro do Piauí, situado a cerca de 72 km de distância de Milton Brandão, rolinhas e juritis foram vistas mortas às margens do rio Capivara, na localidade Mãe D'Água. O secretário de Meio Ambiente de Juazeiro do Piauí, Tarciso Visgueira, relatou os casos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e Sesapi.

Aves aparecem mortas em Juazeiro do Piauí (Foto: Tarciso Visgueira)

De acordo com a Sesapi, técnicos dos setores de vigilância ambiental e vigilância epidemiológica da pasta vão até o município para fazer o registro da situação e coleta de material para análise laboratorial.

"A gente pede aos moradores, visitantes e as demais pessoas que não consumam ou façam a caça de pássaros, o que já é ilegal. Vamos aguardar as equipes da Semar para colher as amostras de água, aves e levar aos institutos que vão investigar a causa das mortes", contou Tarciso Visgueira.

Casos em Milton Brandão estão em investigação

No início do mês, centenas de aves das espécies juriti-pupu e rolinha apareceram mortas na zona rural de Milton Brandão. Os cadáveres dos animais, não que tinham ferimentos aparentes, foram encontrados às margens de lagoas na comunidade de Catanduvas. O fenômeno tem sido relatado por moradores desde o mês de julho.

O sanitarista e técnico da coordenação de vigilância ambiental da Sesapi, Mauro Barbosa, fez parte da equipe que se deslocou até a cidade. Ele informou que as equipes não identificaram nenhum caso relacionado a humanos do município e que as áreas técnicas aguardam os resultados dos exames para ter mais informações sobre a causa da morte dos animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES