Jucepi registra aumento de 14,46% na abertura de empresas no 1º bimestre

Foram abertas 1.338 empresas nos dois primeiros meses do ano com as áreas de comércio e serviços liderando o ranking das novas empresas

Jucepi registra aumento de 14,46% na abertura de empresas no 1º bimestre | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), no primeiro bimestre deste ano, foram abertas 1.338 empresas, sendo 679 em janeiro e 659 em fevereiro. Os dados representam um crescimento de 14,46% com relação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 1.169 empresas (542 em janeiro e 627 em fevereiro de 2022). Por outro lado, as baixas de empresa somaram 793 nos dois primeiros meses de 2023 contra 635 do ano anterior. Mesmo assim, o saldo entre abertura e fechamento segue positivo.

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os dados do bimestre são significativos e refletem a retomada do crescimento. “O empresário, tanto local como de fora, sente segurança para constituir seu negócio dentro de um estado que está em amplo crescimento. Também é reflexo das novas políticas do Governo do Estado, uma vez que nosso governador Rafael Fonteles vem buscando melhorar o ambiente de negócios para fortalecer as empresas e atrair novos empreendimentos para o Piauí. Quanto mais empresas, mais empregos e crescimento da economia como um todo”, afirma.

Jucepi registra aumento de 14,46% na abertura de empresas no 1º bimestre - Foto: Ascom

Confira o perfil das empresas abertas e baixadas no primeiro bimestre de 2023:

Empresas abertas

Os municípios que mais abriram empresas foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato. Com relação às atividades empresariais, comércio e serviços lideram o ranking das novas empresas.

Tabela Jucepi – abertura de empresas no primeiro bimestre de 2023 

Empresas baixadas

Os municípios que mais baixaram empresas foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Flores do Piauí. Com relação às atividades empresariais, comércio, serviços e construção lideram o ranking empresas fechadas.

Tabela Jucepi – empresas baixadas no primeiro bimestre de 2023 

Piauí acumula 265.897 empresas ativas

O  Piauí acumula 265.897 empresas ativas, de acordo com os seguintes portes: microempreendedor individual (MEI) – 126.710; microempresa (ME) – 104.776; demais – 25.645; empresa de pequeno porte (EPP) – 8.766.

Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line pelo site www.piauidigital.pi.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES