Juiz Carvalho Neto toma posse como novo desembargador do TRT Maranhão

O juiz foi promovido, pelo critério de merecimento, para a vaga anteriormente ocupada pelo desembargador Américo Bedê Freire, que se aposentou em março deste ano .

juiz | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Francisco José de Carvalho Neto, titular da Vara do Trabalho de Timon, é o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). O magistrado foi nomeado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na última segunda-feira, 19 de julho.

A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial da União de terça-feira (20). A posse aconteceu nesta quarta-feira (21), às 17h, de forma telepresencial, com transmissão do Gabinete da Presidência. 

O juiz foi promovido, pelo critério de merecimento, para a vaga anteriormente ocupada pelo desembargador Américo Bedê Freire, que se aposentou em março deste ano .

O magistrado concorria ao cargo vago de desembargador juntamente com os juízes Paulo Sérgio Mont´Alverne Frota, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís; e Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, conforme a lista tríplice definida pelo Tribunal Pleno do TRT16, em 4 de junho deste ano.

O juiz vem completar a composição do Tribunal Pleno do Regional - Foto: Reprodução

O presidente do TRT-MA, desembargador José Evandro de Souza, parabenizou o magistrado pela nomeação e disse que ele vem somar no sentido de elevar a prestação de serviços que a Justiça do Trabalho realiza no Maranhão.

O juiz vem completar a composição Tribunal Pleno do Regional, que desde março deste ano conta com apenas setes desembargadores. Atualmente, o Pleno tem como integrantes os desembargadores José Evandro de Souza (presidente); Gerson de Oliveira Costa Filho, vice-presidente e corregedor do TRT; Luiz Cosmo da Silva Júnior, James Magno Araújo Farias; e as desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva, Ilka Esdra Silva Araújo e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro.

O juiz Francisco José de Carvalho Neto é natural de Teresina (Piauí). Como estudante foi presidente do Grêmio do Colégio Arquidiocesano São Francisco de Sales e secretário de Cultura do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal do Piauí. Formou-se pela UFPI, aos vinte anos, sendo o orador oficial na visita à OAB. Exerceu a advocacia com atuação predominante no direito administrativo, civil, comercial e trabalhista. Detentor do Curso da Escola Superior da Magistratura.

 Destinatário de várias honrarias, como a Medalha Ministro Souza Mendes Júnior, o título de Sócio Benemérito de Associação de Magistrados, a Medalha do Mérito da Polícia Militar, os títulos de Comendador das Ordens Judiciárias dos Tribunais da 16ª e 22ª Regiões, dentre outras. 

Exerceu o magistério como professor da Escola Superior da Magistratura do Piauí e professor da Universidade e Centro de Ensino Unificado do Maranhão. O juiz Carvalho Neto presidiu as Varas do Trabalho de Balsas, Bacabal e Caxias, e desde dezembro de 2005 exerce, por opção, a titularidade da Vara do Trabalho de Timon.

Juiz Carvalho Neto é nomeado para cargo de desembargador do TRT Maranhão

Flho de Francisco Eduardo Airemoraes Soares e de Yolanda Falcão Carvalho Airemoraes Soares, ele auditor fiscal do tesouro nacional, aposentado, ela educadora, in memoriam. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), aos vinte e um anos de idade, foi o Orador Oficial na visita a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI). Antes de ingressar na magistratura federal, integrou o Escritório de Advocacia Ayrimoraes pertencente ao seu tio João Pedro Ayrimoraes Soares, advogado e expresidente da OAB/PI. Também exerceu o magistério como Professor da Escola Superior da Magistratura do Piauí (ESMEPI) e Professor da Universidade e Centro de Ensino Unificado do Maranhão (UNICEUMA).

 Integrante do TRT da 16ª Região, como juiz de carreira, depois de aprovado em concurso público de provas e títulos. Como Juiz Substituto exerceu a titularidade ou o auxílio de quase todas as Varas do Trabalho da 16ª Região como Juiz Titular presidiu as Varas de Balsas, Bacabal e Caxias, e desde dezembro de 2005 exercia, por opção, a titularidade da Vara do Trabalho de Timon. 

Magistrado judicial clássico, vocacionado, firme e decidido, de estilo elegante e apurado, o agora Desembargador F. J. Carvalho Neto é tido como julgador reservado, todavia bastante enérgico, expressivo e seguro, avesso ao ativismo judicial, apegado ao princípio segundo o qual o magistrado em regra somente deve se manifestar no ambiente judicial apropriado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES