Juiz condena dono de cachorro por arrastá-lo por 6 quarteirões

Mecânico terá que pagar R$ 9.810 e prestar 200h de serviço comunitário. O rotweiller morreu 15 dias depois de ser arrastado pelo dono no Centro

Cão Lobo, que morreu após ser arrastado pelo dono em Piracicaba | Edijan Del Santo/EPTV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Ettore Geraldo Avolio condenou o mecânico Claudio Cesar Messias, acusado de arrastar o cão rotweiller Lobo por ruas da área central de Piracicaba (SP) em novembro de 2011, ao pagamento de R$ 9.810 e à prestação de 200 horas de serviços à comunidade pelo crime de maus-tratos contra animais. A sentença foi publicada nesta terça-feira (8). O réu informou que vai recorrer.

Messias, conforme a decisão do juiz, terá que atuar voluntariamente no Canil Municipal de Piracicaba. A condenação, porém, não especifica o trabalho que será realizado. Segundo a acusação, Messias amarrou o cão em uma picape Courier e o arrastou por seis quarteirões entre a Avenida Armando de Salles Oliveira e as ruas Dom Pedro 1 e Santa Cruz, no Centro. Ele era o dono do cachorro.

O caso aconteceu em 2 de novembro de 2011 e, 15 dias depois, o rotweiller Lobo morreu em virtude de uma infecção generalizada. Antes, o cão teve uma das patas amputada. O cachorro estava amarrado na caçamba e, quando a corda se soltou, o mecânico seguiu sem prestar socorro, segundo testemunhas. Em defesa, Messias alegou que Lobo caiu da carroceria e ele acreditou que o cão estivesse morto.

O animal ficou sob os cuidados de uma clínica veterinária particular da cidade. "O cão chegou a gastar no asfalto metade da articulação do cotovelo, inclusive a parte óssea. O animal foi inicialmente medicado pelo Centro de Zoonoses Municipal. Se não fosse por essa conduta, o animal já teria morrido. O réu não procurou saber do animal em momento algum e não arcou com qualquer despesa do tratamento", escreveu o juiz na sentença.

"Com essa sentença, talvez possamos evitar que casos de maus-tratos como o que vitimaram Lobo voltem a acontecer. As pessoas podem ver que existe punição para este tipo de crime. A Justiça de Piracicaba está dando exemplo para o Brasil. Eu acredito que a decisão seja um divisor de águas para a questão voltada a maus-tratos dos animais".

Em entrevista na tarde desta terça-feira, Claudio Cesar Messias disse que ficou sabendo da condenação pela reportagem e que vai recorrer da decisão. "Eu já esperava essa condenação pela Justiça de Piracicaba. Vou me reunir com o advogado para definir uma estratégia de recurso", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES