Juiz suspende nomeação de Sérgio Camargo para a Fundação Palmares

Sérgio Camargo, nomeado pelo governo Bolsonaro como presidente da Fundação Palmares, é alvo de críticas por negar o racismo, fazer postagens racistas e pedir o fim do movimento negro; decisão da Justiça tem caráter liminar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz federal Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral (CE), proferiu decisão liminar nesta quarta-feira (4) suspendendo a nomeação de Sérgio Nascimento Camargo para a presidência da Fundação Palmares.

Camargo é alvo de críticas por ser abertamente racista e costumeiramente atacar personalidades e questões que são importantes para o movimento negro. Ele é contra o dia da Consciência Negra, já disse que a atriz Taís Araújo deve voltar para a África e afirmou que a escravidão foi boa porque negros viveriam em condições melhores no Brasil do que no continente africano.

A Ação Popular contra a nomeação de Camargo foi ajuizada por Helio Sousa Costa. “A nomeação […] contraria frontalmente os motivos determinantes para a criação daquela instituição e a põe em sério risco, uma vez que é possível supor que a nova presidência, diante dos pensamentos expostos nas redes sociais pelo gestor nomeado, possa atuar em perene rota de colisão com os princípios constitucionais da equidade, da valorização do negro e da proteção da cultura afro-brasileira”, escreveu o juiz em sua decisão.

Como a sentença tem caráter liminar, cabe recurso.

Confira, abaixo, a decisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES