Juiz tira vaga de cotista negra e manda nomear candidato branco em concurso

Decisão do magistrado gerou revolta entre estudantes da Universidade Federal de Goiás

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um juiz de Goiás determinou a nomeação de um candidato branco para uma vaga de professor universitário que, pelo edital, seria destinada a um candidato negro. A vaga seria preenchida por Gabriela Marques, em um concurso na Universidade Federal de Goiás (UFG). A decisão do magistrado gerou revolta entre estudantes da instituição. Com informações do jornal O Globo.

A decisão é do juiz Urbano Leal Berquó Neto e foi favorável ao candidato Rodrigo Gabrioti. A universidade e Gabriela entraram com recursos.

Juiz tira vaga de cotista negra e manda nomear candidato branco em concurso (Foto: reprodução)

“Tenho que ter esperança, claro, mas não sou ingênua a ponto de achar que tenho 100% de chances de ganhar. Quando fui aprovada nesse concurso da UFG, acabei saindo de alguns trabalhos. Como isso não se efetivou e preciso trabalhar, já me inscrevi em outros concursos e vou fazer outras provas. Vou continuar dando visibilidade para esse caso e seguir lutando porque, mesmo se o resultado não for favorável para mim, pelo menos nós retomamos esse debate e questionamos essas decisões”, afirmou Gabriela.

A secretária de inclusão da UFG, Luciana de Oliveira Dias, afirmou que acredita que o caso ocorreu devido a uma "má interpretação do processo seletivo de concursos públicos com reserva de vagas para cotistas na instituição".

“Somos convidados por universidades no Brasil inteiro para trocarmos experiências a respeito dessa metodologia de vagas para as cotas que contribui de maneira muito eficaz para a comunidade de ensino e que, desde 2019, quando começou a ser implementada, nunca havia sido questionada, porque há uma lisura, um respeito, uma seriedade. Essa é a primeira vez que um candidato questiona a legitimidade do processo”, pontuou ela.

 “A lei de cotas fala que a reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a três. E, agora, a UFG publicou um único edital com diversas vagas para ‘cargos distintos’. No cargo em que Gabrioti foi aprovado, só tinha uma vaga imediata, portanto, não poderia haver reserva de cotas. A UFG somou todas as 15 vagas de ‘cargos distintos’ e escolheu onde ia ‘colocar as cotas’. Isso não pode, a lei não permite. As cotas devem ser reservadas para cada cargo”, alegou  Sérgio Merola, advogado de Rodrigo Gabrioti.

Segundo a UFG, no edital, no entanto, há menção a um único cargo, o de “Professor do Magistério Federal”. Diante disso, Luciana acha que “a compreensão que a defesa faz é a de que o edital é para uma vaga, mas não é”.

“Eles olharam a peça do departamento e não a da universidade. Esse é um edital para 15 vagas, portanto temos que reservar três para candidatos cotistas, para respeitar a lei dos 20%”, afirmou ela.

Em nota enviada ao O Globo, o MPF afirmou que a decisão afeta "a população em geral". "De acordo com o procurador que cuida do caso, a demanda é de interesse público porque envolve concurso público e afeta não apenas os candidatos aprovados, mas também a instituição (UFG), os estudantes e a população em geral. É em razão disse que o MPF está acompanhando o caso em todas as instâncias", diz o posicionamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES