Julgamento de Bola começa hoje; ex-PM pode ter cometidos outros crimes

Um dos indícios foi encontrado na casa do ex-policial Marcos Aparecido, o Bola: uma foto em que 2 homens aparecem com cruzes marcadas na testa

Bola começa a ser julgado hoje | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um capítulo do caso Eliza Samudio. Começa nesta segunda-feira (22) o julgamento do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Ele é acusado de matar a ex-amante do goleiro Bruno e de sumir com o corpo dela.

Segundo as investigações, Bola pode ter cometido outros assassinatos. Um dos indícios foi encontrado na casa dele: uma foto em que dois homens aparecem com cruzes marcadas na testa.

Qual é o verdadeiro Bola? O que chorou em depoimento à Justiça? Ou o matador de aluguel, frio e calculista que, segundo a acusação, guardava até foto das vítimas?

?Tudo o que você pensar em termos de maldade que se pode fazer com um ser humano, ele é capaz?, afirma José Arteiro, advogado da família de Eliza Samudio.

Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, está preso desde julho de 2010. A acusação: assassinato e ocultação do cadáver de Eliza Samudio, a amante com quem o ex-goleiro Bruno teve um filho. Ela exigia reconhecimento de paternidade e pagamento de pensão.

O Fantástico mostra detalhes de outros crimes que, segundo a promotoria, foram cometidos por Bola e que confirmam o perfil violento dele.

Ex-policial, 50 anos, Bola é acusado de fazer parte de um grupo de extermínio. "Bola é uma pessoa muito perigosa, que tem um grau de relacionamento dentro da polícia e isso devia, de certa forma, facilitar as ações dele?, avalia a promotora Mirella Giovanetti.

De acordo com o Ministério Público, em 2008, ele e três policiais do G.R.E, o Grupo de Resposta Especial da Polícia Civil de Minas, mataram dois homens: Paulo César Ferreira e Marildo Dias de Moura tinham antecedentes criminais.

As investigações mostram que o duplo assassinato foi no sítio onde Bola treinava policiais, em Esmeraldas, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Hoje, não há mais cursos no local.

Segundo a acusação, as vítimas foram algemadas, torturadas e mortas. Depois, o grupo teria cortado os corpos e colocado fogo. Uma nova prova desse crime foi encontrada na casa de Marcos Aparecido, o Bola, durante as investigações do caso Eliza Samudio.

Na casa em Vespasiano, os policiais acharam um papel amassado. Na verdade, era a cópia de uma foto em que aparecem seis homens. Dois deles estão marcados com cruzes na cabeça. Segundo as investigações, eles são Paulo César e Marildo, os mortos em Esmeraldas. Os corpos nunca foram encontrados.

?Os cachorros de Bola teriam violentado essas pessoas ainda em vida e depois esses corpos sumiram misteriosamente. Então, tem uma dinâmica similar à dinâmica da morte de Eliza?, destaca o chefe do departamento de homicídios Wagner Pinto Souza.

Em julho de 2009, em Belo Horizonte, Bola foi visto praticando um outro assassinato. A vítima era Devanir Alves, um motorista particular de 54 anos.

Segundo uma testemunha, Marcos Aparecido, o Bola, cumprimentou a vítima e assim que se certificou do nome da pessoa, atirou três vezes. O homem caiu morto quase na porta de casa e na frente da filha, que na época tinha três anos.

O Fantástico localizou uma parente de Devanir. ?Acabou com a vida da família toda. Não precisava fazer isso?, ela diz.

As investigações mostram que Bola foi contratado pelo comerciante Antônio Bicalho. A então mulher de Antônio teria um romance com Devanir. ?Ela fala, jura, que nunca teve nada com esse tal Devanir?, afirma Antônio.

Antônio diz que é inocente, vítima de uma armação. ?Eu não conheço o Bola. Nunca vi o Bola?, garante.

Segundo o Ministério Público, por causa da fama de matador, Bola foi contratado por R$ 70 mil para executar Eliza e sumir com o corpo dela.

Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, braço direito de Bruno, já foi condenado nesse caso a 15 anos de cadeia. O ex-goleiro pegou pena maior: 22 anos e três meses.

O julgamento de Bola está marcado para começar nesta segunda, em Contagem, Minas Gerais.

A defesa vai alegar inocência: ?Vamos provar a fraude nesse processo, fraudes graves. Marcos Aparecido está sendo escolhido para ser réu?, afirma o advogado Fernando Magalhães.

Quanto aos outros três assassinatos mostrados nessa reportagem: ?Marcos Aparecido nos diz, nos olhos, olhando, e sentindo, tanto no tom da voz, o seu sofrimento: ?sou inocente de todas as acusações??, declara.

No caso da ex-amante de Bruno, Bola pode ser condenado a 33 anos de cadeia.

O advogado da família de Eliza, assistente de acusação, adiantou o que vai dizer ao ex-policial, durante o julgamento: ?Você é um sujeito que tem que permanecer preso?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES