Junho Vermelho: Hemopi realiza ações para incentivar a doação de sangue

Com a pandemia da Covid-19, o Junho Vermelho se tornou ainda mais necessário

Hemopi realiza ações para incentivar a doação de sangue | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue, sendo o dia 14 de junho instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.

Com a pandemia da Covid-19, o Junho Vermelho se tornou ainda mais necessário, pois o isolamento social aliado ao medo de contrair Covid-19 afastou os doadores dos hemocentros, dificultando ainda mais a doação espontânea. “Tivemos uma redução em torno de 30% nas doações de sangue no último ano devido à pandemia. Queremos com o Junho Vermelho reforçar que os hemocentros são seguros e que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda que não diminuiu com a pandemia”, explica o diretor do Hemopi Jurandir Martins.

Foto: Pixabay

Para esse ano, o Hemopi buscou formas de atrair os doadores, sempre atento aos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias. Durante todo o mês de junho, várias ações serão realizadas nas quatro unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – a fim de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

A programação inclui desde a iluminação da Ponte Estaiada e o Palácio de Karnak, entre os dias 14 e 19 de junho, até passeio ciclístico que será realizado em parceria com 14 clubes de ciclismo da capital e Timon (MA).

Um dos organizadores do “Pedalando pela Vida”, Hyan Melo, explica que a ideia de realizar a ação surgiu quando o grupo se juntou para ajudar um amigo que tem uma doença renal. “A conversa fluiu e o grupo demonstrou interesse em fazer algo  maior e mais abrangente. Na minha última visita ao Hemopi para doar, procurei me informar como poderíamos realizar uma campanha. E descobri que já existia o interesse de alguns grupos de ciclismo em fazer o  mesmo. Aí surgiu o Pedalando pela Vida que já conta com a participação confirmada de 14 clubes”, conta.

Além disso, haverá veiculação de material publicitário na mídia e também ações de marketing digital locais e em parceria com hemocentros de outros estados para incentivar a doação de sangue. “Ao longo de todo o mês, teremos também a participação de vários parceiros como empresas, igrejas, grupos civis, esportistas que vão realizar ações de doação no Hemopi. Essas parcerias são muito importantes para reforçar o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma consciente e constante”, pontua Jurandir Martins.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho

·        Dia 1º/06 – Abertura do Junho vermelho

·        Dia 12/06 – Dia dos namorados: cenário especial para que os casais que compareçam ao Hemopi registrem o momento. Outras surpresas aguardam os casais nesta data. A proposta é convidar os enamorados a fazerem um dia diferente e demonstrar que o amor pode ser doador de várias formas, a doação de sangue é uma delas.

·        Dia 14/06 – Dia Mundial do doador de sangue: ss doadores que comparecerem às unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – neste dia terão lanche diferenciado, música ao vivo, cenário para fotos e outras surpresas ao longo de toda segunda-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi.

·          Dia 16/06 – Apresentação do Grupo musical Clows in Emergency na área externa do Hemopi.

·        Dia 19/06 – Para encerrar a semana do doador de sangue haverá passeio ciclístico (Pedalando pela vida) promovido por 14 clubes de ciclismo com apoio do Hemopi, Saúde e Governo do Estado. A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.

·        Dia 24/06 – São João do Hemopi: a área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.

·        Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típicos. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido a caráter nesta data.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES