mais

Junho Vermelho: Hemopi realiza ações para incentivar a doação de sangue

Com a pandemia da Covid-19, o Junho Vermelho se tornou ainda mais necessário

O mês de junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue, sendo o dia 14 de junho instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.

Com a pandemia da Covid-19, o Junho Vermelho se tornou ainda mais necessário, pois o isolamento social aliado ao medo de contrair Covid-19 afastou os doadores dos hemocentros, dificultando ainda mais a doação espontânea. “Tivemos uma redução em torno de 30% nas doações de sangue no último ano devido à pandemia. Queremos com o Junho Vermelho reforçar que os hemocentros são seguros e que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda que não diminuiu com a pandemia”, explica o diretor do Hemopi Jurandir Martins.

Foto: PixabayFoto: Pixabay

Para esse ano, o Hemopi buscou formas de atrair os doadores, sempre atento aos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias. Durante todo o mês de junho, várias ações serão realizadas nas quatro unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – a fim de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

A programação inclui desde a iluminação da Ponte Estaiada e o Palácio de Karnak, entre os dias 14 e 19 de junho, até passeio ciclístico que será realizado em parceria com 14 clubes de ciclismo da capital e Timon (MA).

Um dos organizadores do “Pedalando pela Vida”, Hyan Melo, explica que a ideia de realizar a ação surgiu quando o grupo se juntou para ajudar um amigo que tem uma doença renal. “A conversa fluiu e o grupo demonstrou interesse em fazer algo  maior e mais abrangente. Na minha última visita ao Hemopi para doar, procurei me informar como poderíamos realizar uma campanha. E descobri que já existia o interesse de alguns grupos de ciclismo em fazer o  mesmo. Aí surgiu o Pedalando pela Vida que já conta com a participação confirmada de 14 clubes”, conta.

Além disso, haverá veiculação de material publicitário na mídia e também ações de marketing digital locais e em parceria com hemocentros de outros estados para incentivar a doação de sangue. “Ao longo de todo o mês, teremos também a participação de vários parceiros como empresas, igrejas, grupos civis, esportistas que vão realizar ações de doação no Hemopi. Essas parcerias são muito importantes para reforçar o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma consciente e constante”, pontua Jurandir Martins.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho

·        Dia 1º/06 – Abertura do Junho vermelho

·        Dia 12/06 – Dia dos namorados: cenário especial para que os casais que compareçam ao Hemopi registrem o momento. Outras surpresas aguardam os casais nesta data. A proposta é convidar os enamorados a fazerem um dia diferente e demonstrar que o amor pode ser doador de várias formas, a doação de sangue é uma delas.

·        Dia 14/06 – Dia Mundial do doador de sangue: ss doadores que comparecerem às unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – neste dia terão lanche diferenciado, música ao vivo, cenário para fotos e outras surpresas ao longo de toda segunda-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi.

·          Dia 16/06 – Apresentação do Grupo musical Clows in Emergency na área externa do Hemopi.

·        Dia 19/06 – Para encerrar a semana do doador de sangue haverá passeio ciclístico (Pedalando pela vida) promovido por 14 clubes de ciclismo com apoio do Hemopi, Saúde e Governo do Estado. A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.

·        Dia 24/06 – São João do Hemopi: a área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.

·        Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típicos. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido a caráter nesta data.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail