Junta Comercial do Piauí simplifica a abertura de empresas no estado

A novidade é que o empresário poderá verificar automaticamente a disponibilidade de nome ou optar pelo CNPJ como nome empresarial

Junta Comercial do Piauí simplifica a abertura de empresas no estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) simplificou a abertura de empresas com a automatização da consulta prévia de nome empresarial. A novidade é que o empresário poderá verificar automaticamente a disponibilidade de nome ou optar pelo CNPJ como nome empresarial. Uma medida importante também é a entrada em vigor da Resolução CGSIM nº61/2020, que desassocia a pesquisa prévia de viabilidade locacional do município com o registro da empresa.

O que muda é que passa a ser opcional o empreendedor realizar o procedimento de consulta prévia de endereço na abertura de empresa no Piauí Digital. Se optar por não realizar, deverá procurar a prefeitura para obter a aprovação da atividade no endereço. No entanto, a não realização da pesquisa prévia não desobriga o empreendedor de cumprir as normas locais e não impacta a obtenção das inscrições fiscais ou do alvará de funcionamento. 

Segundo a Resolução CGSIM nº61/2020, a pesquisa prévia de viabilidade locacional será dispensada do processo de registro e legalização das empresas nos casos em que a atividade exercida seja realizada exclusivamente de forma digital e quando for respondida de forma automática e imediata pelo município.

Assinatura Avançada

Outra medida que traz redução de custos para o empreendedor é a implantação da assinatura digital avançada da conta gov.br no sistema Piauí Digital. Na prática, não será mais necessária a utilização de certificado digital custeado pelo empreendedor para assinar documento em meio digital, gerando economia na abertura de empresa ou em qualquer processo na Jucepi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES