Justiça autoriza supermercados abrirem neste fim de semana em Teresina

A decisão judicial aponta que o decreto da Prefeitura contraria expressamente o decreto estadual, ao impedir a abertura dos estabelecimentos e serviços considerados essenciais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através da Vara Núcleo de Plantão Teresina, concedeu uma liminar neste sábado, 27 de junho, autorizando a abertura dos supermercados durante este final de semana. De acordo com a decisão, as atividades são enquadradas como essenciais conforme a Lei nº 13.979/2020, na esfera federal, bem como nos decretos estaduais. Anteriormente, o serviço havia sido proibido de funcinar neste sábado e domingo como medida para garantir o isolamento social e barrar a curva de contágio do novo coronavírus (Covid-19) na capital.

Segundo o documento, a medida muncipal está em completa dissonância da legislação federal e estadual existentes, sendo que atualmente os supermercados funcionam de segunda a domingo. A decisão judicial aponta que o decreto da Prefeitura de Teresina contraria expressamente o decreto estadual, ao impedir a abertura dos estabelecimentos e serviços considerados essenciais.

VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

“Acrescentam, ainda, que em todo o país, apenas o município de Teresina pretende impedir o funcionamento das atividades consideradas como essenciais, no caso o funcionamento dos supermercados, afrontando os princípios da proporcionalidade e razoabilidade. Aduzem, também, que não há no Município de Teresina qualquer peculiaridade que diferencie a situação local da enfrentada pelo restante do Estado do Piauí ou do Brasil, de modo a justificar a proibição de atividade considerada essencial”, diz trecho da decisão. 

TJ-PI (Reprodução)


Além disso, ainda no documento, os empresários são cientes da ameaça representada pela pandemia do  novo coronavírus. Para a justiça, eles assumem como prioridade a segurança e a saúde dos seus funcionários e clientes, adotando diversas medidas de proteção de prevenção, tais quais, disponibilização de álcool em gel em todas as suas áreas, formação de equipe de limpeza dedicada à higienização de superfícies de contato, manutenção da utilização dos equipamentos de proteção individual e o controle de entrada de clientes. 

O pedido foi impetrado por: Braz Luis de Mesquita (Braz supermercado - matriz e filiais), RMC Comércio de Alimentos ltda (R Carvalho Supermercado - matriz e filiais), Distribuição de Alimentos Vanguarda S/A. (Carvalho Super - matriz e filiais), FM Ferreira de Sousa (Supermercado Ferreira - matriz e filiais), e Companhia Brasileira de Distribuição (Supermercado Pão de Açúcar - filiais na cidade de teresina), contra o decreto o Decreto nº 19.859, de 25/06/2020, da Prefeitura de Teresina. 

O decreto municipal foi o mais rigoroso que o assinado pelo governador Wellington Dias (PT), no âmbito estadual, e libera, no sábado (27) e no domingo (28), apenas atividades estritamente essenciais. As medidas mais rígidassão voltadas para este fim de semana e o próximo para que possa acontecer,  a partir do dia 06 de julho,  a primeira etapa de retomada das atividades econômicas no Piauí, que estão suspensas desde março devido a pandemia para diminuir os índices de transmissibilidade da covid-19, o número de leitos, sobretudo, os de UTI e a quantidade de óbitos causados pela doença.

Meio Norte

A medida expressa ainda que ao regular os assuntos de interesse local, os municípios devem estar em harmonia com as disposições às decisões na legislação federal e estadual. “ Ao entender o contrário, ao menos por ora, enquanto ainda está vigente o decreto estadual, significaria submeter a população piauiense a conviver com diversas disciplinas normativas (uma para cada município) sobre tema de relevante interesse público e que repercute na saúde de todos os habitantes do Estado de Piauí”.

Firmino Filho se posiciona 

Nas redes sociais, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), disse que a insistência das grandes redes de supermercados por continuar com suas atividades diante da maior crise da história da cidade é uma demonstração clara de falta de solidariedade com a população de Teresina. Para ele, o posicionamento  prejudica a estratégia de reabertura da economia. “Eles também entendem que sem um isolamento social mais rígido agora, não podemos garantir o avanço planejado no próximo dia 6 de julho. Se tem uma atividade econômica que não pode reclamar de grandes perdas financeiras durante essa crise é a do comércio varejista de alimentação. No caso, os supermercados”, escreveu.

O prefeito revelou que neste sábado a cidade amanheceu com 85% dos seus leitos de UTI ocupados. Segundo o líder municipal, colocar o ganho financeiro acima da saúde de clientes e colaboradores é um desrespeito à vida dos teresinenses e à luta dos profissionais de saúde que estão no limite de suas forças. Firmino recorrerá na justiça contra a decisão da reabertura. “Por isso, apesar de ainda não termos sido notificados, adianto que vamos recorrer da decisão judicial que autorizou o funcionamento dos supermercados neste sábado (27). Ontem eu ouvi de uma pessoa que “numa guerra não se contam os mortos”. Pois disse e reafirmo. Em Teresina, nenhuma vida vai virar número”, finaliza. 

LEIA MAIS: PI: Veja o que abrirá no fim de semana após novo decreto de isolamento



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES