Justiça dá liberdade a ex-presidente da Cisco

Justiça dá liberdade a ex-presidente da Cisco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justi?a Federal concedeu liberdade provis?ria para nove r?us da chamada "Opera??o Persona" nesta ter?a-feira (11). Entre os beneficiados est? o ex-presidente da Cisco Systems do Brasil, Carlos Roberto Carnevali. A decis?o foi deferida pelo juiz federal substituto Luiz Renato Pacheco Chaves de Oliveira, da 4? Vara Criminal de S?o Paulo.

Eles s?o suspeitos de integrar esquema de sonega??o de impostos que teria como benefici?ria final a empresa norte-americana Cisco Systems do Brasil. Estima-se que o preju?zo provocado aos cofres p?blicos por fraudes em importa?es chegue a R$ 1,5 bilh?o.

Foram liberados provisoriamente os seguintes r?us: Carlos Roberto Carnevali, Helio Benetti Pedreira, Moacyr ?lvaro Sampaio, Jos? Roberto Pernomian Rodrigues, Fernando Machado Grecco, Marcelo Naoki Ikeda , Paulo Roberto Moreira, Ernani Bertino Maciel e Cid Guardia Filho.

A Cisco anunciou a demiss?o de Carnevali, que ocupava o cargo de vice-presidente da empresa para a Am?rica Latina e Caribe, no dia 22 de novembro, data em que a Justi?a Federal aceitou a den?ncia do Minist?rio P?blico.

Na ocasi?o, a companhia afirmou que continuaria a revisar os fatos no Brasil e a tomar as "medidas disciplinares e corretivas apropriadas". "Se for descoberto que outros funcion?rios violaram a lei brasileira ou o C?digo de Conduta de Neg?cios da Cisco, estas viola?es ser?o tratadas de modo severo", informou.

Sem risco

Na avalia??o do juiz, a liberdade dos r?us n?o representa risco ? ordem econ?mica nem facilita poss?vel vazamento de informa?es sigilosas sobre as investiga?es, principais argumentos para a pris?o preventiva dos r?us, decretada no dia 25 de outubro.

Segundo nota da assessoria de imprensa da Justi?a Federal, da mesma forma que a pris?o preventiva n?o representa uma condena??o antecipada, mas uma medida de

cautela, a sua revoga??o tamb?m "n?o antecipa absolvi??o". O processo e as investiga?es continuam.

Ainda de acordo com a Justi?a Federal, a decis?o foi tomada com base no interrogat?rio dos presos e an?lise de novos documentos juntados aos autos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES