Justiça e Saúde elaboram plano de saúde para sistema prisional

Justiça e Saúde elaboram plano de saúde para sistema prisional

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a proposta de organizar as a?es de sa?de no servi?o prisional do Piau?, representantes das Secretarias da Justi?a e da Sa?de e do Minist?rio da Justi?a est?o reunidos, nesta quinta-feira, 29, no audit?rio da Facid, para a elabora??o do Plano Estadual de Sa?de para o Sistema Prisional do Estado. O plano prev? a constru??o de oito unidades b?sicas de sa?de dentro dos pres?dios para que n?o seja mais necess?rio mobilizar todo um aparato de seguran?a na escolta dos detentos para a rede p?blica de sa?de.

Por meio da Portaria 1.777, foi institu?do o Plano Nacional de Sa?de do Sistema Penitenci?rio. ?O Piau? j? avan?ou bastante nesse caminho", diz o diretor de Humaniza??o e Reintegra??o Social da Secretaria da Justi?a, Vinicios Oliveira. "Elaboramos um documento com as caracter?sticas locais e demandas que j? foi aprovado pelo Conselho de Sa?de e Comiss?o Intergestores Bipartite e hoje precisa fechar dados t?cnicos para o colocarmos em pr?tica", explica. "O Minist?rio da Sa?de vai financiar 70% dos planos, o Minist?rio da Justi?a, 30%, e as Secretarias da Justi?a e da Sa?de ser?o respons?veis pela capacita??o do profissional e contrata??o?, acrescenta o diretor.

Vinicios Oliveira destaca a import?ncia do trabalho conjunto. ?Nosso objetivo ? mostrar o que ? preciso para o Estado abrir as portas para o plano nacional. Essa proposta visa trabalhar a aten??o b?sica em sa?de", assinala.

Onze Estados j? foram qualificados, e o Piau? deve ser o pr?ximo. Ana Cristina Alencar, do Minist?rio da Justi?a, diz que o Estado precisa compor as equipes de sa?de e fazer a adequa??o de espa?o f?sico, criando a estrutura m?nima. Segundo ela, o valor mensal dos recursos ? de R$ 5.700 por equipe implantada, e cada uma atende at? 500 presos. "Essa ? uma proposta interministerial, e o Estado do Piau? j? avan?ou bastante no desenho do plano operat?rio", salienta, acrescentando que o minist?rio tem duas linhas de financiamento para adequa??o do espa?o.

De acordo com o diretor de Descentraliza??o Hospitalar da Secretaria da Sa?de, Telmo Mesquita, essa ? uma proposta que j? vem sendo trabalhada no Estado h? dois anos. ?Agora, vamos conseguir a operacionaliza??o desse projeto com a participa??o do Estado e do munic?pio. O detento ? uma pessoa ? margem da sociedade e n?o pode ficar ? margem da sa?de", frisa. "Houve uma integra??o do Minist?rio da Justi?a com o Minist?rio da Sa?de, secretarias estaduais e municipais no sentido de dar um apoio ao detento. Estamos trabalhando nesse sentido; ent?o os pres?dios com ate 100 detentos v?o ter m?dicos, enfermeiros, psic?logos e assistentes sociais; os pres?dios que t?m entre 100 e 500 detentos v?o contar com uma equipe do Programa Sa?de da Fam?lia?, explica.

Para a gerente de Descentraliza??o da Secretaria da Sa?de, Cristina Moura F?, respons?vel pela elabora??o do plano, uma das dificuldades ? a adequa??o f?sica e os recursos humanos. ?Tamb?m ? preciso referenciar essas a?es dentro do servi?o de sa?de?, ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES