Justiça Eleitoral antecipa os horários de votação em 1 hora no Piauí

A Justiça Eleitoral decidiu que o período das 7h às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que integram grupo de risco

Votação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, informa aos cidadãos eleitores do Estado que a Justiça Eleitoral ampliou em uma hora o horário de votação nas Eleições Municipais de 15 e 29 de novembro deste ano. De acordo com a decisão, o novo horário de votação começará a partir das 7 h da manhã e estenderá até às 17h.

Outra novidade é em relação aos eleitores com mais de 60 anos de idade. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a Justiça Eleitoral decidiu que o período das 7h às 10h será preferencial para o comparecimento às urnas desse segmento de eleitores, com o objetivo de evitar aglomerações, minimizando os riscos à saúde dessa parcela da população. Portanto o TRE-PI recomenda aos cidadãos pertencentes a esse grupo que procurem comparecer às seções eleitorais, preferencialmente, nesse intervalo de tempo.

Presidente do TRE-PI  José James Gomes(Divulgação)

Segundo o Desembargador José James, as medidas foram tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (27), após estudos realizados por estatísticos especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Universidade de São Paulo (USP) e também por consultoria sanitária feita junto a Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein. “Todas essas medidas o TSE toma em razão da segurança sanitária de todos a partir de consultorias fornecidas a Justiça Eleitoral por essas respeitadas instituições”, informou.

O presidente do TRE-PI lembrou que está mantida a orientação, dada em todas as eleições, de garantia do exercício do voto àqueles eleitores que ainda se encontram aguardando para votar nos locais de seções, após o horário das 17h. “Todos aqueles que se encontrarem presentes nos locais de votação receberão senhas e poderão votar normalmente”, garantiu.

A decisão pela antecipação do início da votação para 7h – em lugar da extensão para 18 h - atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo declaração do Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE: "Após ouvirmos os presidentes e os diretores gerais dos tribunais eleitorais decidimos por este horário de 7 h às 17 h. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência".

Justiça Eleitoral antecipa horário de votação (Reprodução)

Barroso lembrou ainda que a Justiça Eleitoral adotará todas as medidas possíveis para garantir a segurança dos eleitores e mesários no dia da votação. Ele lembrou que um grupo de empresas e de entidades de classe doará equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mãos nas seções de todo o país.

O ministro ressaltou que os eleitores podem e devem exercer o direito do voto - com todos os cuidados necessários -, uma vez que esse é o instrumento pelo qual os cidadãos definem os rumos do país.

Com informações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES