Justiça mantém em SP inquérito sobre doações de Joesley a Aécio Neves

Os advogados de Aécio pediam que a apuração fosse deslocada para a Justiça Eleitoral, em Brasília

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Justiça Federal de São Paulo negou um pedido do deputado federal Aécio Neves (PSDB) e determinou que continue com a Polícia Federal de São Paulo um inquérito que investiga “doações” do empresário Joesley Batista ao político. Os advogados de Aécio pediam que a apuração fosse deslocada para a Justiça Eleitoral, em Brasília. 

O inquérito está vinculado ao processo em que Aécio foi acusado pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de corrupção passiva e obstrução da Justiça por ter solicitado e recebido R$ 2 milhões do empresário durante uma reunião no Hotel Unique, na capital Paulista. 

A denúncia foi recebida pelo Supremo Tribunal Federal em 2017, e o caso foi deslocado para SP em fevereiro de 2019. 

Em nota, a defesa de Aécio Neves afirmou: " A defesa não teve acesso à decisão antecipada no site do MP e irá recorrer na medida em que contraria, se confirmada, a decisão do STF que determina que acusações vinculadas a campanhas eleitorais devem seguir para avaliação da Justiça Eleitoral". 

 "Nesse caso, trata-se de doações feitas na campanha de 2014, declaradas inclusive ao TSE. A decisão contraria até mesmo posição adotada pela PGR em caso semelhante. O aprofundamento das investigações vai desmascarar as falsas acusações do Sr. Joesley Batista e mostrará a correção dos atos do Deputado Aécio Neves", diz a nota. 

 Em maio de 2018, o Supremo restringiu a abrangência do foro privilegiado e decidiu que só devem responder no STF políticos no exercício do cargo em que o crime foi cometido. No caso de Aécio, o pedido de propina ocorreu quando ele era senador, mandato que se encerrou em 2019. 

 O procurador da República Rodrigo de Grandis, responsável pelos casos relacionados a Aécio, pediu, além da manutenção do caso na capital paulista, a ratificação das decisões do Supremo no caso, inclusive o recebimento da denúncia mencionada. 

O caso

 O inquérito em questão trata de oito episódios envolvendo pagamentos determinados por Joesley a Aécio antes e após a eleição de 2014 na qual Aécio foi derrotado por Dilma Roussef.  Segundo o empresário, as doações foram para a campanha. 

 Para o MPF não há prova de que crimes eleitorais tenham sido cometidos no caso, mas sim corrupção e lavagem de dinheiro e, ainda que venham a ser provados crimes eleitorais na investigação, estes não possuem conexão com os fatos investigados. 

 O juiz federal João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, aceitou a tese do MPF, entendendo que não há elementos que indiquem crime eleitoral. 

(Com informações do G1) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES