Justiça nega pedido de mãe para retirar nome 'Vasco' da certidão dos filhos

Desembargadores analisaram que retificação do prenome 'só é possível quando demonstrada exposição ao ridículo ou a situação vexatória' – o que não seria o caso.

Crianças possuem nome 'Vasco' em suas certidões | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) negou um pedido de uma mãe para retirar o nome "Vasco" da certidão de nascimento dos dois filhos. De acordo com o processo, o pai registrou as crianças "em homenagem ao time do coração".

Justiça nega pedido de retirada do nome 'Vasco' da certidão de nascimento de crianças (Foto: Reprodução)A mãe diz que os filhos podem ser vítimas de bullying, humilhações e constrangimento social na idade escolar ou mesmo na vida adulta, por isso, pediu para que o nome seja excluído do documento. No entanto, segundo os desembargadores, a retificação do prenome "só é possível quando demonstrada exposição ao ridículo ou a situação vexatória, o que não ocorreu no caso".

O processo está em segredo de justiça. Cabe recurso da decisão.

O pedido para a retirada do nome "Vasco" já havia sido negado em primeira instância. Ao analisar o recurso, a 7ªTurma Cível do TJDF apontou que o nome "constitui um direito da personalidade dotado de imutabilidade", e que a Lei de Registros Públicos só permite a alteração em caso de justo motivo devidamente comprovado.

Os desembargadores concluíram que não ficou comprovado, por meio de documento ou testemunhas que as crianças tenham passado por constrangimento ou situação vexatória por causa do nome intermediário.

“Tal nome, embora alegue-se que decorre de homenagem a time de futebol, não se reveste de expressão esdrúxula ou extravagante a ponto de que possa expor ao ridículo as menores, não se verificando comprovação de justo motivo apto a permitir a alteração neste momento", diz a decisão.

Segundo o entendimento do TJDF, "o incômodo parte da própria genitora e não das portadoras do nome, situação que não enseja a retificação, uma vez que o nome é direito personalíssimo e subjetivo, devendo ser demonstrado o sofrimento e insatisfação das próprias titulares do direito".

Os magistrados dizem que, ao completarem 18 anos, os filhos do casal poderão solicitar a mudança dos nomes, caso passem por algum constrangimento efetivo ou "sejam expostas, de fato a situações vexatórias".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES