‘Justiça Restaurativa’ visa reestabelecer paz social às vítimas

O objetivo do programa é contribuir para a pacificação social.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) assinou Termo de Cooperação Técnica com a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), com a Defensoria Pública do Estado e com a Secretaria de Justiça para a implantação do programa Justiça Restaurativa no âmbito da Vara de Execuções Penais.

O objetivo do programa é contribuir para a pacificação social e para a reparação dos danos emocionais sofridos pela família.

Para o Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, A Justiça Restaurativa é uma experiência exitosa que já vem sendo realizada nas Varas da Infância e Juventude de todo o Brasil e agora é expandida no âmbito do TJ-PI.

“É um programa que traz uma atenção especial ao outro lado da ação delituosa, ou seja, a vítima. Estamos estendendo essa experiência à Vara de Execuções Penais, que tem a frente o juiz Vidal de Freitas, para que não só as vítimas, mas as famílias, possam ter a oportunidade de, em alguns casos, ter até um entendimento entre as partes.

Os demais parceiros reforçaram o discurso de que o encarceramento não é a medida mais eficaz para se resolver os problemas de criminalidade no país e que a busca pelo entendimento e ressocialização pode mudar essa realidade.

Além do Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, e do Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Ricardo Gentil, estiveram no evento o presidente da OAB-PI, Chico Lucas; o secretário de Justiça, Daniel Oliveira; a Defensora Geral de Justiça, Hildeth Evangelista; o presidente da Amapi, Thiago Brandão, além do Diretor da EJUD, Desembargador Fernando Lopes, do Coordenador do GMF/TJ-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins e dos juízes auxiliares da Presidência, Antonio Oliveira e Manoel Dourado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES