Kassio Marques tem maioria de votos a favor na CCJ em indicação ao STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para o dia 21 de outubro a sabatina do desembargador.

kasso Marques | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador federal piauiense Kassio Marques já tem a maioria dos votos de senadores em favor de sua indicação à vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal. De acordo com um levantamento feito pelo Estadão, dos 27 membros permanentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), 14 sao favoráveis ao indicado do Presidente Jair Bolsonaro. Nesse contexto, segundo a apuração, apenas dois membros se dizem contra abertamente ao nome de Kassio.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para o dia 21 de outubro a sabatina do desembargador Kassio Nunes Marques, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação no plenário está prevista para ocorrer no mesmo dia. Essa é a primeira etapa do processo de confirmação ao cargo.

LEIA MAIS: Bolsonaro vai indicar piauiense Kassio Nunes para o STF, diz colunista

Desembargador Kassio Marques (Divulgação)

O parecer da comissão aponta um cenário bastante favorável dentro do Senado de Kassio para a vaga a ser aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, no dia 13. A indicação não pode ser derrubada pela comissão, que seguirá ao plenário do mesmo jeito. Ainda conforme o levantamento, Na CCJ, o desembargador contará, ainda com o voto favorável de integrantes da oposição. 

LEIA MAIS: Saiba quem é Kassio Nunes Marques, cotado para ocupar a vaga no STF

Os senadores buscam estabelecer pontes e relações amistosas com os novos integrantes da Corte, de forma geral, pois é através de ministros do Supremo Tribunal Federal que passam assuntos de interesse dos políticos e decisões desses magistrados podem ser determinantes para o futuro de parlamentares. Desde que foi confirmado por Bolsonaro, Kassio Marques cumpre uma extensa agenda de conversas informais com senadores. Uma delas foi na terça-feira, 6 de setembro, quando foi recebido para um jantar na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO), no qual também sentaram à mesa lideranças como Davi Alcolumbre (DEM-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Jader Barbalho (MDB-PA). 

Histórico de votações ao STF

 Apenas em cinco oportunidades o Senado disse não à escolha do presidente à vaga, desde o ano de 18889, sendo todas no governo de Floriano Peixoto, no século XIX, segundo as “Notas sobre o Supremo Tribunal (Império e República)”, publicadas em 2014 por Celso de Mello, exatamente o ministro que está a caminho da aposentadoria e que deve ser substituído por Kassio. 

LEIA MAIS: Senador nega que ida de Kássio Nunes para STF seja "conquista pessoal"

Desde esse período citado por Celso de Mello, a tradição do Senado é acolher de forma relativamente pacífica o indicado pelo chefe do Executivo. Em 2009, a indicação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga que era do ministro Carlos Alberto Direito, no STF, também foi vista com muitas ressalvas. O então advogado-geral da União, Dias Toffoli, era criticado pela forte ligação com o PT e pela suposta falta de “notório saber jurídico”, um dos requisitos constitucionais para o cargo. Mesmo assim, sem mestrado ou doutorado, Toffoli teve o nome aprovado com folga na CCJ, por 20 votos a três.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES