Kim Jong-un está em estado grave após cirurgia, afirma emissora de TV

Ditador da Coreia do Norte não participou das festividades de aniversário do avô.

| STR / KCNA / Via KNS / AFP Photo O ditador da Coreia do Norte,
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está em tratamento após passar por "procedimento cardiovascular" no início do mês, disseram fontes à imprensa sul-coreana nesta segunda-feira (20). Um oficial da Casa Branca informou à rede de TV norte-americana CNN que Kim está em "grave perigo" após passar por cirurgia. O regime norte-coreano não se manifestou oficialmente. As informações são do G1.

Uma fonte do governo sul-coreano, porém, disse à agência Yonhap que "não viu nenhum sinal" de que algo tenha ocorrido com Kim. Ainda assim, as autoridades da Coreia do Sul observam os relatos sobre o estado de saúde do ditador do país vizinho.

Fontes do Partido Comunista da China — país com o qual a Coreia do Norte tem relações mais próximas — também disseram à Reuters "acreditar que Kim não esteja gravemente doente".

Crédito: STR/KCNA/ Via KNS/ AFP Photo

A notícia vem em meio a especulações sobre o estado de saúde do norte-coreano após ele não participar das festividades de 15 de abril — aniversário do avô dele, Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte morto em 1994. À época, chegou-se a especular que Kim tomava medidas de precaução contra o novo coronavírus. O regime norte-coreano não divulga se há ou não casos de Covid-19 no país.

Não há detalhes sobre o que teria sido esse tratamento nem quais os possíveis problemas cardiovasculares de Kim Jong-un. Informações do tipo são difíceis de serem obtidas oficialmente, dado o caráter fechado da ditadura.

O site Daily NK, mantido por desertores do regime norte-coreano, diz que Kim se recupera em um resort na costa leste da Coreia do Norte. Segundo o site, a saúde do ditador vem se deteriorando devido ao fumo, obesidade e "sobrecarga de trabalho".

Coreia do Sul verifica caso

O governo da Coreia do Sul disse que vai apurar a situação de Kim Jong-un. Autoridades do Ministério da Unificação — pasta do governo sul-coreano responsável pelas tratativas com o vizinho do norte — e do Serviço Nacional de Inteligência não confirmaram os relatos do estado de saúde do ditador, informa a Associated Press.

Segundo a agência Yonhap, uma fonte do governo sul-coreano disse que "não há sinais incomuns relevantes" sobre as condições de saúde de Kim.

Crédito: Jung Yeon-je/AFP

O Japão, um dos maiores inimigos do regime norte-coreano, também está observando a situação, informou o porta-voz do governo.

Na semana passada, a Coreia do Norte voltou a disparar mísseis de curto alcance — mesmo após tentativas de reaproximação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul, o regime de Kim retomou os testes com projéteis balísticos há pouco menos de um ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES