Lábios rachados nunca mais: esteticista ensina como tratá-los

Por isso, quando a pele dos lábios perde a umidade natural, sua elasticidade diminui levando a fissuras e rachaduras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pouca ingestão de água, e a falta de cuidados leva a perda da camada natural que protege os lábios. Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, explica que isso resulta desde uma textura áspera e seca, descamação, chegando a fissuras e rachaduras.

"Os lábios possuem a epiderme com camada de queratina mais fina do que a da face. Não têm glândulas sebáceas e sudoríparas, que, por exemplo, protegem contra a perda de água", argumenta a especialista, que tem entre suas clientes a apresentadora Xuxa, a cantora Ivete Sangalo, a apresentadora Isabella Fiorentino e a atriz Zezé Polessa.

Por isso, quando a pele dos lábios perde a umidade natural, sua elasticidade diminui levando a fissuras e rachaduras. Quando é exposta a condições de desidratação, como excesso de sol ou de frio, eles ressecam e descamam. Até mesmo batons, com ácido salicílico na composição, desidratam.

Cuidados diários

Tire alguns segundos para proteger os lábios nessa temporada de outono-inverno. "Além de usar um hidratante específico, como manteiga de cacau, você pode aplicar óleo diariamente, principalmente o de baobá, que tem ação protetora. Pode ser até óleo de oliva, só não pode ser óleo mineral, tem que ser vegetal e natural", orienta Roseli, que ainda ensina uma técnica para melhorar a circulação e oxigenação da região. "Aplique óleo, cubra com o papel filme. Conte até 10 e tire. Isso garante uma hidratação rápida."

Mel + açúcar para esfoliar

A esfoliação é uma técnica que ajuda a remover as células mortas e aquelas pelinhas, mas não deve ser realizada se os lábios estiverem rachados e sensíveis. "Use uma colher de açúcar mascavo com mel. Aplique com movimentos suaves e lave", ensina Roseli Siqueira, que trabalha com produtos e tratamentos naturais há mais de 40 anos.

Beba água

Lembre-se de ingerir cerca de dois litros de água por dia. A hidratação é importante não só para os lábios, mas para manter o organismo saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES